Brasileiros também competiram no Peru e no Uzbequistão
Mais uma medalha para a esgrima brasileira nesta semana. Após uma prata de Valentina Basso na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Florete no Peru, foi a vez de Laura Correia ganhar um bronze na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Espada na Costa Rica.
A brasileira fez uma grande campanha na pule e chegou até a semifinal da competição para terminar no pódio. Laura Correia teve uma pule praticamente perfeita, vencendo todas as suas seis adversárias, incluindo três vitórias por 5 a 0. Com a melhor campanha geral, ela avançou para o quadro de 32, onde derrotou a local Isabella Sayagues por 15 a 9. Nas oitavas, vitória por 15 a 7 sobre a colombiana Ivana Cano.
A medalha foi garantida em um duelo acirrado nas quartas de final. Em um jogo definido por apenas um toque, Laura Correia ganhou de Vivienne Lee de Hong Kong por 15 a 14. Ela parou apenas na semifinal, quando perdeu por 15 a 9 para a sueca Linnea Eriksson. Na categoria júnior feminina, o Brasil ainda contou com Vitoria Macedo na Costa Rica. Assim como Laura, ela também passou invicta na pule, ganhando seis jogos. Vitória ganhou da colombiana Katrin Narvaez por 15 a 9 no quadro de 32, mas perdeu por 15 a 13 para a mexicana Ivanna Perez nas oitavas de final.
Brasileiros param nas oitavas na espada masculina
Entre os homens, o brasil teve cinco atletas competindo na espada neste sábado em San José na Costa Rica. Matheus Brandt foi o melhor da competição na pule, com seis vitórias e nenhuma derrota. Mas ele perdeu no seu primeiro jogo eliminatória: 15 a 12 para o mexicano Erick Galvan.
Dois brasileiros chegaram até as oitavas de final. Matheus Souza e Guilherme Dubiel ambos venceram quatro de seis jogos na pule. No quadro eliminatório, Matheus iniciou com vitória por 15 a 9 sobre Johan Achurra do Panamá. Mas ele perdeu na sequência para Sameer Sunder-Rajan da Grã-Bretanha por 15 a 11. Guilherme ganhou um duelo brasileiro contra Pedro Rocha por 15 a 9, mas foi superado em 15 a 7 pelo grego Panagiotis Theodoropoulos. Já Rafel Ribeiro perdeu no quadro de 32 para o mexicano Arauz Diaz por 15 a 7.
Valentina Basso no top-15 em Lima
Após conquistar a prata no cadete, Valentina Basso foi a melhor brasileira na disputa da categoria júnior em lima. Na pule, ela conseguiu três vitórias em cinco jogos. Valentina entrou direto no quadro de 32, onde venceu a mexicana Camila Campos por 15 a 6. Mas ela perdeu por 15 a 12 para Adeline Senic da Moldávia nas oistavas de final, encerrando o torneio na 13ª posição.
As demais brasileiras pararam no quadro de 32. Yuki Wu venceu a mexicana Regina Mecader por 15 a 2, mas perdeu na sequência para a romena Alexandra Adoch por 15 a 2. Giulia Santos foi superada pela húngara Borbala Simon por 15 a 9. Eduarda Nascimento perdeu para Xinyao Zhou da Hungria por 15 a 3. Marina Morais ganhou da chilena Antonia Evrard no quadro de 64 por 15 a 14, mas perdeu para a eslovaca Rebeka Forgach por 15 a 4. As duas Copas do Mundo Cadete e Júnior continuam neste domingo (16). As equipes masculina e feminina de espada do Brasil entram em ação em San José, enquanto os times brasileiros do florete competem em Lima.
Esgrimista Vince Liu fecha participação na Copa do Mundo Júnior de Tashkent no top 30
No sábado (15), chegou ao fim a participação brasileira na Copa do Mundo Cadete e Júnior de sabre, realizada em Tashkent, no Uzbequistão. O destaque da equipe foi Vince Liu, que conquistou o 28º lugar ao ser eliminado na fase de 32 melhores, garantindo assim sua melhor colocação entre os representantes do país. Já Erico Patto teve uma participação mais curta, sendo eliminado logo na primeira fase do mata-mata.
Liu começou sua campanha nas poules conquistando vitórias sobre o polonês Aleksander Denkiewicz, o indiano A.V. Arlin e o atleta neutro Ivan Novikov. Ele sofreu apenas duas derrotas, para Saidibrokhim Alimov, representante da casa, e Lorinc Kovacs, da Hungria.
Com a boa campanha nas poules, Vince avançou do quadro de 128 direto para o de 64. Na estreia do mata-mata, ele derrotou Bernat Farsang, da Hungria, em partida disputadíssima, por 15 a 14. No confronto seguinte, pelo quadro de 32, o brasileiro acabou superado pelo turco Poyraz Kumuk por 15 a 11, encerrando sua participação na competição.
Já Erico Patto disputou cinco partidas na primeira fase, vencendo duas delas contra Adis Idoyatov (UZB) e Filip Radoch (POL). No quadro de 128 do mata-mata, acabou eliminado pelo turco Ali Akpinar por 15 a 11, fechando na 67ª colocação.
O título de campeão ficou com Furkan Yaman, da Turquia, que superou o atleta neutro Kiram Iarullin por 15 a 9 na decisão. As medalhas de bronze foram conquistadas por Emilian Strzadala, da Polônia, e Ivan Novikov, da Rússia.











