Leon Marchand bate o recorde mundial dos 200m medley

Francês brilha e baixa recorde mundial em mais de um segundo

Foto: Edgar Su/Reuters
Foto: Edgar Su/Reuters

Nome da natação em Paris 2024, o francês Leon Marchand bateu nesta quarta (30), o recorde mundial dos 200m medley ainda na semifinal da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, ao fazer o tempo de 1:52.69

Ele fez uma prova espetacular, nadando em ritmo forte o tempo inteiro e passando muito abaixo da linha do recorde mundial. A marca perdurava desde o Mundial de 2011, quando o norte-americano Ryan Lochte fez 1:54.00.

Leon já entrava como favorito para esta prova por tudo que fez nos Jogos, depois da prova de hoje, é difícil de acreditar que ele não irá conquistar a medalha de ouro. Seu tempo foi mais de dois segundos mais rápido que o segundo melhor tempo.

Confira como foram as finais de hoje:

800m nado livre

O irlandês Daniel Wiffen passou os primeiros 200m na frente, nadando abaixo do recorde mundial. Nos 200m seguintes, o tunisiano Ahmed Jaouadi passou na frente, agora acima do recorde e se manteve assim nos 600m. Depois disso ele abriu mais vantagem, chegando a ter dois corpos de diferença para o segundo colocado. Ele venceu a prova com o tempo de 7:36.88. Os alemães Sven Schwarz e Lukas Maertens foram prata e bronze, respectivamente.

200m livre

O começo da prova foi equilibrado, com cinco atletas nadando perto e a norte-americana Claire Weinstein passando na liderança nos primeiros 100m, mas ela tinha a australiana Mollie O’ Callaghan junto dela, braçada a braçada, a australiana disparou e ficou com o ouro, com o tempo de 1:53.48. A chinesa Bingjie Li fez ótimos últimos 50m e conquistou a prata e o bronze ficou com Weinstein.

200m borboleta

Sem Kristof Milak (HUN) e Leon Marchand (FRA), que protagonizaram a prova em Paris 2024. O estadunidense Luca Urlando fez 100m muito fortes e conseguiu manter o ritmo, abrindo um corpo de vantagem para o resto. Ele venceu com o tempo de 1:51.87. A prata foi do polonês Krzystof Chmielewski e o bronze foi do australiano Harrison Turner.

50m peito

O russo Kiriil Prigoda (compete de forma neutra) fez uma ótima largada e esteve entre os ponteiros durante toda a prova, mas o italiano Simone Cerasuolo fez ótimos metros finais e na batida, ficou com a medalha de ouro com o tempo de 26.54s. Prigoda ficou com a prata e o chinês Haiyang Qin ficou com o bronze.

4 x 100m medley misto

O nado de costas teve domínio da equipe de “Atletas Neutros B”, formado por russos, passando em primeiro com tempo que daria o ouro nos 100m costas masculino, 51.78s. Eles passaram os 200m na frente e abaixo da linha do recorde mundial. Na estratégia deles, os homens fizeram as duas primeiras pernas e as mulheres as últimas. Elas mantiveram o ritmo e a vantagem e venceram com o tempo de 3:37.97, novo recorde do campeonato. A prata foi da China e o bronze, do Canadá.

Nathan Raileanu

Nathan Raileanu

Repórter e Editor do Surto Olímpico. Fanático por esportes desde criança. Surtado desde 2021
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *