Já classificados, Minas e Boca Juniors disputaram a liderança do grupo C da Basketball Champions League Americas
Já classificados, Minas e Boca Juniors disputaram a liderança do grupo C da Basketball Champions League Americas

Na noite desta sexta-feira (6/2), o Boca Juniors venceu o Minas por 77 a 67 na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pela Basketball Champions League Americas em disputa por liderança do grupo C, com classificação já garantida para ambos.
Enquanto o Minas vinha de vitória tranquila por 94 a 62 contra o clube uruguaiano, Aguada, o Boca chegava de triunfo inacreditável de 101 a 54 contra o mesmo adversário. Os times já haviam se enfrentado entre si em outras duas oportunidades no campeonato, com uma vitória para cada, tanto no Uruguai, quanto na Argentina. Já o Aguada terminou a fase classificatória com zero vitórias.
O jogo
O primeiro quarto começou com os ânimos à flor da pele para Brasil x Argentina. Com disputa dentro de quadra misturada com gritos das torcidas do lado de fora, a partida foi pegada desde o início, mas com superioridade na finalização e maior eficiência da equipe argentina. Apesar dos esforços do Minas e da autoridade em seus rebotes, a etapa terminou em 24 a 12 para os visitantes com destaque para o pivô Augustin Barreiro, com nove pontos.
O segundo quarto teve um início diferente. Motivado a virar, o Minas conseguiu reagir rapidamente e encostar no placar logo nos primeiro minutos, com nove pontos seguidos. A partir daí, o Boca diminui o ritmo e tentou esfriar o jogo sem parar de pontuar, para manter sua vantagem. Com algumas polêmicas de arbitragem, a equipe conseguiu exatamente isso, se manter na frente, mas com diferença de apenas dois pontos. Assim, o placar final ficou em 32 a 34.
O terceiro quarto foi mais acirrado, mas com maior autoridade minastenista. Com poucos pontos de diferença, o Minas logo conseguiu empatar e virar. Com defesa sólida, a equipe conseguiu segurar o Boca, que ficou quase metade da terceira etapa sem pontuar. O destaque foi para o americano Erik Mcree, que fez doze pontos e pegou oito rebotes, o que deixou o Minas na frente no placar pela primeira vez, com 54 a 52.
Determinados a voltar para casa com a vitória, os argentinos iniciaram o último quarto abrindo seis pontos e virando a partida, retomando a dianteira. Já sem fôlego, a equipe do Minas não conseguiu segurar os visitantes, que tinha o cestinha Michael Smith com 16 pontos, além de Wayne Langston e Augustin Barreiro com 14 pontos cada. Final da partida, 77 a 67.
Ainda não há data confirmada para o mata a mata em abril e o Minas aguarda o resultado entre Franca e Instituto da Argentina do grupo D, neste sábado (7/2), para definição do adversário.
