Francesca fez a festa da torcida italiana ao conquistar a prova dos 5000m feminino, seu segundo ouro nestes Jogos
Francesca fez a festa da torcida italiana ao conquistar a prova dos 5000m feminino, seu segundo ouro nestes Jogos

Nesta quinta-feira (12), foi a vez ditaliana Francesca Lollobrigida escrever seu nome na história da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno. Após ter vencido a prova dos 3000m, hoje ela assegurou a medalha de ouro na disputa dos 5000m feminino e garantiu presença no topo do pódio pela segunda vez em Milão-Cortina 2026. A prova ficou com Merel Conijn, dos Países Baixos, e o bronze com a norueguesa Ragne Wiklund.
As provas da patinação de velocidade são disputadas no sentido anti-horário, em uma pista oval de 400m e os patinadores devem trocar de raia a cada volta, vencendo quem anotar o menor tempo entre todas ao final da competição. Há uma única rodada, na qual os atletas buscam obter o seu melhor tempo.
A prova de hoje marca a consolidação de uma nova geração, após a aposentadoria de Irene Schouten, dos Países Baixos, e a provável despedida da tcheca Martina Sablikova, que aos 38 anos e apresentando quadro de gripe, ficou apenas com a 11ª posição.
O brilho ficou para a italiana Francesca Lollobrigida, que já havia se destacado na disputa dos 3000 metros em Milão-Cortina, e agora, na disputa dos 5000m se superou e manteve bom ritmo de prova até o final, fechando sua bateria com o tempo de 06:46.17, conquistando a medalha de ouro mais uma vez nestes Jogos.
Surte+: Veja como foi o ouro de Francesca Lollobrigida nos 3000 metros
Esta é a quarta participação de Lollobrigida em Jogos Olímpicos de Inverno, e a quarta medalha obtida. Com o resultado, ela se torna a mais premiada patinadora de velocidade italiana da história Olímpica. Foi o primeiro ouro do país nos 5000m feminino.
A prata da prova dos 5000 metros ficou para Merel Conijn, que surpreendeu na 4ª bateria e fez o tempo de 06:46.27, apenas 0.1s atrás da medalhista de ouro. O bronze foi muito comemorado pela norueguesa Ragne Wiklund, que fez o tempo de 06:46.34 para garantir um lugar no pódio pela segunda vez em Milão-Cortina, já que havia sido prata nos 3000 metros.
