Porto de Los Angeles e Belmont Shores receberão as regatas olímpicas
O Comitê Organizador de Los Angeles 2028 revelou oficialmente na segunda-feira (30) o plano final de sedes para as competições de vela, confirmando dez eventos de vela, com a igualdade de gênero como bandeira, a serem realizados em dois locais icônicos ao longo da costa do sul da Califórnia.
De fato, o Porto de Los Angeles e Belmont Shore, em Long Beach, serão centros de entusiasmo, ainda mais do que o habitual, daqui a três anos. A declaração consolida a atenção compartilhada entre a cidade-sede e a sede costeira vizinha, para garantir condições ideais para velejadores de elite e os milhares de espectadores esperados para este espetáculo náutico de classe mundial.
A notícia surge após meses de coordenação entre o Comitê Organizador da LA28, as autoridades municipais de Los Angeles e Long Beach e a World Sailing, a entidade que rege o esporte globalmente, com o objetivo de proporcionar um palco competitivo e visualmente deslumbrante. Situados a cerca de 16 quilômetros de distância, ambos os locais oferecem paisagens costeiras icônicas, prontas para cativar os fãs e uma audiência global que assiste pela televisão e plataformas digitais.
O programa de vela da LA28 manterá a estrutura aprovada pela World Sailing em abril e recentemente endossada pelo Comitê Olímpico Internacional, confirmando dez eventos com 330 velejadores, garantindo absoluta paridade de gênero. O CEO da World Sailing, David Graham, enfatizou: “Belmont Shore e o Porto de Los Angeles proporcionarão condições excepcionais para demonstrar a habilidade, o atletismo e o pensamento estratégico que a vela exige”, reiterando a disposição da federação em trabalhar em estreita colaboração com a LA28 e o COI para proporcionar um espetáculo de primeira classe.
