Medalhas de prata e bronze foram na ILCA 7 e águas abertas
O velejador Lucas Fonseca venceu a disputa do Fórmula Kite dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, neste domingo (17), ao somar apenas 3 pontos em quatro regatas realizadas na praia de San José, no Paraguai. O Brasil também medalhou com Gustavo Kiessling, na ILCA 7, e Matheus Mellechi e Leonardo Brandt, nas águas abertas.
A campanha de Lucas no Pan Júnior foi a melhor possível com quatro vitórias em quatro regatas e três pontos perdidos. O rival mais próximo foi o mexicano Alec Vazquez com 7 pontos perdidos. Já na ILCA 7, Gustavo Kiessling perdeu 15 pontos e conquistou o bronze após cinco regatas. Na ILCA 6 feminina, Ana Carolina Roth fechou a prova com a quarta colocação ao perder 13 pontos contra 12 da primeira atleta medalhada – Florencia Sales (PER) – 11 da campeã Eliza Denning, das Bahamas.
No mesmo local, Matheus Mellechi e Leonardo Brandt disputaram a prova de 10 km das águas abertas, conquistando a prata e o bronze, respectivamente. Matheus liderou boa parte da prova, mas na volta decisiva foi ultrapassado pelo campeão mexicano Paulo Strehlek, encerrando a prova a 4.2s do rival norte-americano. Brandt, por outro lado, não brigou pela vitória e concluiu o trajeto com desvantagem de 3m1s.
Com as medalhas, o Brasil chega a 52 ouros e 115 medalhas ao todo.
