Lucas Pinheiro e Nicole Silveira serão os porta-bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos de Milão-Cortina

Brasileiros são os destaques do país em esportes de neve e gelo

Foto: Mark Clinton / COB
Foto: Mark Clinton / COB

O esquiador Lucas Pinheiro Braathen e a sledder Nicole Silveira foram escolhidos como os porta-bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026, na Itália, a ser realizada na próxima sexta-feira (6), às 16h (Horário de Brasília). Cerimônias vão ocorrer por todo o norte da Itália.

Nicole Silveira vai guiar a bandeira brasileira no desfile de Cortina D’Ampezzo junto aos cinco atletas do bobsled (Edson Bindillati, Davidson Souza, Gustavo Ferreira, Luis Bacca e Rafael Souza). Lucas será o porta-bandeira na abertura principal no Estádio San Siro, em Milão, e será acompanhado pela atleta Bruna Moura do esqui cross-country.

Como informado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a jovem esquiadora Alice Padilha de 18 anos vai ser a representante do Brasil no desfile de Predazzo, já os snowboarders Pat Burgener e Augustinho Teixeira estarão na cerimônia de Livigno.

O megaevento italiano marca a primeira edição com chances reais de medalha do Brasil em jogos de inverno e os dois porta-bandeiras estão entre os candidatos ao pódio inédito. Lucas é o segundo colocado geral no circuito mundial de esqui alpino, enquanto Nicole, mesmo com uma temporada abaixo do esperado, é sempre cotada no skeleton.

A equipe brasileira também vai contar com Pat Burgener e Augustinho Teixeira, no snowboard halfpipe, Giovanni Oncaro, Christian Oliveira Soevik, Alice Padilha, no esqui alpino, Bruna Moura, Manex Silva e Duda Ribera, no esqui cross-country, Edson Bindillati, Davidson Souza, Gustavo Ferreira, Luis Bacca e Rafael Souza, no bobsled.

O Brasil também estará representado pela ginasta Rebeca Andrade, ouro em Paris -2024, convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para carregar a bandeira olímpica no desfile de abertura.

Lucas Pinheiro

Lucas Pinheiro é nascido em Oslo, na Noruega, e representou o país até a temporada de 2023, com direito a título da temporada da Copa do Mundo de esqui alpino, mas infeliz com o esporte no seu país natal, o brasileiro aposentou em 2023. Lucas retornou às atividades como atleta do Brasil em 2024 buscando novos ares e a segunda participação olímpica.


Com as cores brasileiras, Pinheiro conquistou título do slalom na etapa de Levi, na Finlândia, e mais 9 medalhas na Copa do Mundo de esqui alpino. Lucas é o segundo colocado na Copa do Mundo de slalom, slalom gigante e geral que também soma super g e downhill. Lucas soma nove top-5 seguidos e é grande favorito ao pódio.

“Mal posso esperar representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão. É uma honra imensa. Eu sou muito grato por essa responsabilidade. O Brasil não está aqui para participar. O Brasil está aqui para fazer a diferença. Tamo junto. Vamos, Brasil!”, disse Lucas.

Nicole Silveira

A multiesportista gaúcha é destaque do Brasil nos últimos anos em esportes de trenó como o skeleton que Silveira compete desde 2017. A brasileira soma três bronzes para o Brasil em Copas do Mundo e um ouro em Copa América de skeleton.

Nicole obtêm o recorde de melhor posição do Brasil em esportes de gelo em edições olímpicas com o 13º lugar em Pequim-2022. A brasileira é conhecida por ser abertamente bissexual e compete ao lado da esposa Kym Meylemans, da Bélgica. Além disso, Silveira já foi atleta de futebol, ginástica, fisiculturismo, vôlei e levantamento de peso.


“Foi muito emocionante receber o convite para ser uma das porta-bandeiras. É um orgulho enorme e uma honra poder levar a bandeira do Brasil nesse palco grandioso, especialmente nos esportes de inverno, em que o nosso país vem crescendo. Esse momento representa muito da trajetória que estou construindo ao longo dos anos. E, claro, ocupo esse lugar com responsabilidade, porque hoje o Brasil é um país respeitado no cenário esportivo. Isso mostra ao mundo que é possível lutar para chegar ao topo”, disse Nicole.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 27 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei, canoagem e muito mais. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *