Japonês Issei Sakurai somou a maior nota da história do Pro Tour com marca de 95.44 e venceu o park
O japonês Issei Sakurai foi o grande nome do STU Pro Tour Rio de Janeiro neste domingo (16), o ágil skatista atingiu nota excelente de 95.44, maior marca da história do torneio, e conquistou o park masculino sobre o brasileiro Luigi Cini que também fez bonito com linha de 93.16. No street, João Lucas Alves, o Xuxu, foi ouro e Giovanni Vianna, prata. Mais cedo, Rayssa Leal levou o street feminino e Sky Brown, com Raicca Ventura vice, foi campeã no park feminino.
A noite de STU na Praça Duó coroou o japonês Issei Sakurai como um dos maiores nomes do skate, o jovem skatista destruiu a concorrência ao realizar volta de 95.44 pontos, marca que apenas Luigi Cini, vice-campeão do park, chegou perto de ameaçar. Issei marcou a linha vencedora na terceira volta, mas antes já tinha o necessário para triunfar no Rio com 94.08.
Cini, pela sua vez, arrancou 93.16 na primeira de cinco tentativas, liderando de forma momentânea a decisão. Nos drops seguintes, o brasileiro tentou realizar manobra sobre o obstáculo central em que ele e o skate giram 360º, mas falhou até a última e decisiva oportunidade, quando acertou e sofreu queda do skate em manobra posterior, fechando a final atrás de Issei.
Em terceiro lugar, o estadunidense Tate Carew encerrou a campanha com 90.86. Os brasileiros Gui Khury (88.08), que apenas acertou uma volta de 45s completa, Augusto Akio (84.67), o “Japinha”, e Pedro Barros, que arriscou nas cinco oportunidades que teve e saiu frustado por não pontuar, fecharam o top-6 da prova.
Duas medalhas no street
A disputa na pista que imita espaços urbanos com corrimões e escadas teve João Lucas Alves campeão com volta na última tentativa disponível. O “Xuxu” estava atrás do peruano Angelo Caro, que recebeu 83.23 na segunda volta realizada na Praça Dúo, até a terceira e final chance de ouro para os skatistas. João compôs a nota campeã com as melhores volta (66.130) e manobra (17.999) do dia, alcançando 83.93 e garantindo o ouro na capital carioca.

Giovanni Vianna foi o medalhista de bronze no street com maior nota acumulada de 64.06. O brasileiro somou apenas nota da volta de 45s, pois errou as manobras chamadas de “best trick” nas três chances disponíveis e ficou defasado em relação aos rivais melhores colocados. Gabryel Aguilar (61.56), o argentino Mauro Iglesias (53.84) e Lucas Rabelo (34.90) completaram a tabela da final.











