Luís Guto Miguel luta até o fim, mas acaba eliminado na chave de simples do Rio Open 2026

Jovem brasileiro ainda disputa a chave de duplas com Gustavo Heide no torneio carioca

Guto Miguel na Quadra Guga Kuerten do Rio Open
Guto Miguel na Quadra Guga Kuerten do Rio Open. Foto: Divulgação/Fotojump

Imagine ter apenas 16 anos e precisar encerrar a programação do dia na quadra principal do Rio Open. Foi exatamente esse o desafio enfrentado por Luís Guto Miguel nesta terça-feira (17) de Carnaval, no Rio de Janeiro.

Mesmo com toda a pressão, o jovem brasileiro mostrou que tem potencial para se tornar um grande jogador. Em sua primeira partida em nível ATP, conseguiu levar o lituano Vilius Gaubas, número 126 do mundo, ao terceiro set.

Infelizmente, a diferença física entre os dois acabou pesando no fim, e o europeu fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/2. Guto se despede do Rio Open na chave de simples, mas com a certeza de que tem um futuro promissor pela frente.

O jogo

O primeiro set começou como era esperado. O brasileiro sentiu um pouco o tamanho do momento e, logo em seu primeiro game de saque, acabou sendo quebrado por Gaubas. Com o passar do tempo, Guto foi entrando no jogo, o saque começou a funcionar melhor, mas a ansiedade ainda atrapalhava nos momentos decisivos. Assim, o lituano foi confirmando seus serviços sem grandes dificuldades e fechou a parcial em 6/3. Naquele momento, a impressão era de que seria uma partida tranquila para Gaubas.

No segundo set, porém, Guto voltou com outra postura. Logo em seu primeiro game de saque, confirmou o serviço após uma longa batalha contra o adversário. No game seguinte, teve o primeiro break point, mas desperdiçou a chance ao tentar acelerar demais a bola, em um claro sinal de ansiedade, algo absolutamente normal para um garoto de apenas 16 anos. No game posterior, entretanto, não teve jeito: o brasileiro conseguiu uma quebra perfeita, sem ceder pontos, levantando a torcida na quadra Guga Kuerten. A partir daí, Guto se soltou, passou a arriscar mais e iniciou um festival de winners. Embalado, conquistou mais uma quebra e fechou o set em 6/2.

Na última parcial, Gaubas fez prevalecer sua experiência antes mesmo de a bola voltar a rolar. O lituano foi ao banheiro, esfriou um pouco a torcida e retornou melhor para o set decisivo. Do outro lado, Guto já demonstrava sinais de cansaço, algo totalmente natural para sua idade. Mesmo assim, o brasileiro mostrou muita garra, lutando até o fim, mesmo estando atrás no placar durante quase todo o set. No final, Gaubas foi mais consistente, cometeu menos erros e fechou a partida em 6/2, garantindo vaga na próxima fase do Rio Open.

Texto escrito por Gabriel Sanches.

Jamis Gomes Jr.

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Surto Olímpico. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade. Surtado desde Nov/2024.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *