Jovem brasileiro ainda disputa a chave de duplas com Gustavo Heide no torneio carioca
Imagine ter apenas 16 anos e precisar encerrar a programação do dia na quadra principal do Rio Open. Foi exatamente esse o desafio enfrentado por Luís Guto Miguel nesta terça-feira (17) de Carnaval, no Rio de Janeiro.
Mesmo com toda a pressão, o jovem brasileiro mostrou que tem potencial para se tornar um grande jogador. Em sua primeira partida em nível ATP, conseguiu levar o lituano Vilius Gaubas, número 126 do mundo, ao terceiro set.
Infelizmente, a diferença física entre os dois acabou pesando no fim, e o europeu fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/2. Guto se despede do Rio Open na chave de simples, mas com a certeza de que tem um futuro promissor pela frente.
O jogo
O primeiro set começou como era esperado. O brasileiro sentiu um pouco o tamanho do momento e, logo em seu primeiro game de saque, acabou sendo quebrado por Gaubas. Com o passar do tempo, Guto foi entrando no jogo, o saque começou a funcionar melhor, mas a ansiedade ainda atrapalhava nos momentos decisivos. Assim, o lituano foi confirmando seus serviços sem grandes dificuldades e fechou a parcial em 6/3. Naquele momento, a impressão era de que seria uma partida tranquila para Gaubas.
No segundo set, porém, Guto voltou com outra postura. Logo em seu primeiro game de saque, confirmou o serviço após uma longa batalha contra o adversário. No game seguinte, teve o primeiro break point, mas desperdiçou a chance ao tentar acelerar demais a bola, em um claro sinal de ansiedade, algo absolutamente normal para um garoto de apenas 16 anos. No game posterior, entretanto, não teve jeito: o brasileiro conseguiu uma quebra perfeita, sem ceder pontos, levantando a torcida na quadra Guga Kuerten. A partir daí, Guto se soltou, passou a arriscar mais e iniciou um festival de winners. Embalado, conquistou mais uma quebra e fechou o set em 6/2.
Na última parcial, Gaubas fez prevalecer sua experiência antes mesmo de a bola voltar a rolar. O lituano foi ao banheiro, esfriou um pouco a torcida e retornou melhor para o set decisivo. Do outro lado, Guto já demonstrava sinais de cansaço, algo totalmente natural para sua idade. Mesmo assim, o brasileiro mostrou muita garra, lutando até o fim, mesmo estando atrás no placar durante quase todo o set. No final, Gaubas foi mais consistente, cometeu menos erros e fechou a partida em 6/2, garantindo vaga na próxima fase do Rio Open.
Vilius Gaubas prevalece no 3º set e fecha o jogo com 6/3 2/6 6/2 contra 🇧🇷 Guto Miguel 🇧🇷!
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 18, 2026
Nas oitavas de final ele enfrenta o cabeça 8 Etcheverry 🎾#RioOpen pic.twitter.com/ixh9qKJPHM
Texto escrito por Gabriel Sanches.









