Brasileira iguala melhor campanha nas duplas femininas em Slams
Brasileira iguala melhor campanha nas duplas femininas em Slams

A paulista Luisa Stefani e a canadense Gaby Dabrowski, cabeças de chave 2, foram derrotadas na semifinal do Australian Open de tênis, nesta quinta-feira (29), pela cazaque Anna Danilina e a sérvia Aleksandra Krunic, sétima favoritas, por 7/6 3/6 6/4, em partida válida pela semifinal da chave feminina de duplas do Australian Open. A brasileira também foi eliminada nas mistas, ontem (28), e não disputa mais o Aberto oceânico. Entre os jovens, Luis Guto Miguel venceu e abandonou.
O Australian Open terminou para Luisa Stefani e Gaby Dabrowski após queda para Danilina/Krunic em três sets. A brasileira e canadense conquistaram quatro vitórias no torneio sobre Kessler/Pegula, Arango/Jacquemot, Bucsa/Melichar-Martinez e Hsieh/Ostapenko, assim igualando a melhor campanha juntas (US Open 2021). Stefani encerra o Aberto com sete triunfos e duas semifinais ao lado de Gaby, nas duplas femininas, e Marcelo Arévalo, nas mistas, disputa em que a paulista foi campeã em 2023.
A partida da madrugada desta quinta foi desafiadora para Luisa e Gaby que anotaram 4 aces 3, 2 duplas faltas a 1 salvaram 4/8 pontos de quebra enquanto furaram o serviço das rivais em 5/7 oportunidades. Até esta partida, a brasileira e a canadense não haviam perdido sets.
O jogo
No primeiro set as duplas abriram o jogo com saques confirmados e o placar foi à 2/2, em seguida Danilina e Krunic venceram três games seguidos e anotaram 5/2 sobre a brasileira e a canadense, que salvaram três set points e empataram a parcial em 5/5 e 6/6. Anna e Aleksandra dominaram o tie-break até sete pontos, venceram a disputa por 7-2 e fecharam o set com vitória por 7/6 e 1×0.
A segunda parcial iniciou com as duplas vencendo games rápidos sem ameaças de quebras, assim o set empatou em 2/2 e 3/3. Stefani e Dabrowski levaram o sétimo game, furaram o serviço das rivais no oitavo e concluíram o set em 6/3 para igualar a partida em 1×1.
Stefani e Dabrowski abriram 2/0 no terceiro set e abriram 3/1 em seguida. Anna e Aleksandra cresceram na partida e venceram quatro games seguidos para anotar 5/3 no placar. Luisa e Gabriela diminuíram para 4/5, após pausa causada por chuva, e a dupla rival fechou o jogo em 6/4 e 2 a 1.
Gutão vence e abandona no juvenil
O jovem brasileiro Luis “Guto” Miguel, cabeça de chave 2 do torneio juvenil masculino do Australian Open, conquistou grande vitória ao bater o botswano qualifier Ntungamili Raguin por 6/4 6/3 para atingir as quartas de final da chave.
Luis enfrenta o sérvio Ziga Sezko, sétimo favorito, na próxima fase. Os dois adversários das quartas formavam parceria no torneio de duplas e estavam programados para se enfrentarem ainda nesta quinta-feira (29), mas desistiram do confronto contra Ceban/Filaretov e vão focar na chave de simples.
Dia de derrotas no TCR
Na disputa do tênis em cadeira de rodas o Brasil não tem mais representantes nas chaves de Wheelchair e Quad. Daniel Rodrigues e o estadunidense Casey Ratzlaff foram superados pelos principais favoritos Caverzaschi/Spaargaren pelo placar de 6/0 6/2 na segunda rodada da chave de duplas do Wheelchair. Na chave de simples, Daniel caiu na rodada inicial após furar a chave qualificatória.
No Quad, Ymanitu Silva, eliminado na estreia de simples, e o canadense Robert Shaw sofreram derrota de 6/4 6/3 para Sasson/Vink, cabeças de chave 1, pela semifinal do torneio de duplas. Já na chave de simples do Quad, Leandro Pena caiu nas quartas de final para o turco Ahmet Kaplan, cabeça 4, por 7/6 6/2. O brasileiro já caiu nas duplas e não disputa mais o Australian Open.
