Manifestantes pró-Palestina invadem percurso e última etapa da La Vuelta é cancelada

Protestos contra equipe Israel Premier Tech se intensificam em capital espanhola e La Vuelta termina sem pódio; Vingegaard fica com o título

Rodrigo Jiménez (EFE)
Rodrigo Jiménez (EFE)

A La Vuelta a España, uma das três principais grand tours da temporada de ciclismo, teve sua última etapa cancelada neste domingo (14). Neste domingo (14) os ciclistas partiram do Alapardo em direção à Madri, mas na metade do trajeto, milhares de manifestantes pró Palestina e contra o genocídio na faixa de Gaza invadiram o percurso e a prova foi interrompida. A Organização da La Vuelta preferiu encerrar a etapa, que fica sem vencedor e sem ter pódio. O dinamarquês Jonas Vingegaard foi o vencedor da La vuelta, seu terceiro título em Grand Tours – antes ele tinha conquistado o Tour de France em 2022 e 2023.

O grande motivo dos protestos pró palestina vem contra a equipe a Israel Premier Tech, que pertence a Sylvan Adams, amigo pessoal do primeiro ministro do país Benjamin Netanyahu. Na etapa de Contrarrelógio por equipes, manifestantes chegaram a invadir a prova no momento que a equipe israelense competia, o que eles diminuírem o ritmo. Dias depois em Bilbao, a etapa foi encurtada por conta de protestos na linha de chegada e a onda de ódio foi aumentando, com tomates e tinta sendo jogada nos carros da equipe, além de tachinhas e garrafas de vidro na rua.

Segundo o jornal ‘El País’, o ápice foi neste domingo, com manifestantes fazendo bloqueios na entrada de Madri, com os ciclistas chegando a encontrar com um desses bloqueios no palácio real no exato momento em que estavam sendo contidos pela polícia espanhola. A La Vuelta resolveu cancelar a etapa imediatamente evitando riscos maiores para os ciclistas, já os confrontos entre polícia e manifestantes se concentravam em diversos pontos próximos da linha de chegada da etapa e as forças de seguranças estavam com dificuldades para conter os ativistas pró Palestina .

Confira abaixo os confrontos na linha de chegada da etapa, que precisou ser cancelada:

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *