Marcha atlética coloca oito atletas na seleção que vai ao Mundial de atletismo

Atletismo Brasil terá equipe completa, nos 20 km e 35 km, feminino e masculino disputando o campeonato mais importante de 2025; Caio Bonfim, Max Batista, Matheus Correa e Viviane Lyra se qualificaram para as duas provas

Foto: Wagner Carmo /CBAt
Foto: Wagner Carmo /CBAt

O Atletismo Brasil terá equipe completa na marcha atlética, nos 20 km e nos 35 km, feminino e masculino, no Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, a disputa mais importante do calendário de 2025. Serão três homens, atletas que foram aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – o medalhista de prata nos 20 km Caio Bonfim, Max Batista e Matheus Correa – e cinco mulheres – Érica Sena – que levou a medalha de bronze no último Mundial nos 20 km (Antalya-TUR) -, Gabi Muniz, Viviane Lyra, Elianay Barbosa e Mayara Vicentainer.

E o momento não poderia ser mais oportuno porque essa presença brasileira em Tóquio ajuda a destacar ainda mais a marcha atlética no cenário internacional. A capital federal Brasília será a cidade sede do Mundial de Marcha Atlética por Equipes 26, no dia 12 de abril de 2026. 

“É motivo de agradecimento e comemoração. O CASO colocou a Gabi, o Caio, o Max e a Elianay, quatro atletas são do clube e a gente está feliz demais por ajudar a firmar a marcha atlética brasileira”, afirmou Gianetti Sena Bonfim, treinadora e mãe de Caio Bonfim que trabalha com o marchador em Sierra Nevada, na Espanha, na preparação final ao Mundial. Também Gabi Muniz está na cidade espanhola. “Tudo indo muito bem com os dois”, disse Gianetti, que tem o apoio de fisioterapeuta e fisiologista.

A carioca Viviane Lyra (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), que também está em Sierra Nevada, com o treinador e marido Luís Paulo Porto, é outra que destaca a felicidade de ver a marcha brasileira com equipe completa no Mundial. 

“Estou muito feliz com a constância da marcha atlética brasileira, em Paris fomos com a equipe completa, agora novamente! E acredito que será a primeira vez que a seleção brasileira terá mais marchadoras do que marchadores”, comentou Viviane. “Eu fico realmente muito feliz por integrar a seleção e junto com meus companheiros mostrar para o mundo que o Brasil é o país da marcha atlética”, completou Viviane, que também vive a expectativa do Mundial de Marcha Atlética por Equipes que Brasília recebe em 2026.   

Marcha Atlética do Brasil no Mundial de Tóquio
Érica Rocha de Sena (EC Pinheiros-SP) – 20 km marcha atlética
Gabriela de Souza Muniz (Centro de Atletismo de Sobradinho-DF) – 20 km marcha atlética
Viviane Santana Lyra (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) – 20 km e 35 km marcha atlética
Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF) – 35 km marcha atlética
Mayara Luize Vicentainer (Instituto Atletismo de Balneário Camboriú-SC)-35 km marcha atlética
Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF) – 20 km e 35 km marcha atlética
Matheus de Liz Correa (Associação de Atletismo Blumenau-SC) – 20 km e 35 km marcha atlética
Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) – 20 km e 35 km marcha atlética

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *