Marco La Porta e Anders Pettersson valorizam o resultado de Lucas Braathen e o momento do Brasil nos Esportes de Inverno

Presidentes do COB e da CBDN falam da emoção da medalha histórica no Slalom Gigante

Marco La Porta e Anders Pettersson. - Foto: Rafael Bello/COB e Reprodução CBDN
Marco La Porta e Anders Pettersson. - Foto: Rafael Bello/COB e Reprodução CBDN

Ainda em êxtase pelo resultado obtido por Lucas Pinheiro Braathen nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Anders Petterson, e o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, falaram sobre o momento vivido pelo esporte brasileiro e a medalha de ouro inédita nos Jogos de Inverno.

Anders Pettersson iniciou valorizando o trabalho minucioso e de longo prazo que envolveu o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes da Neve, a equipe do Lucas, que resultaram no dia da primeira medalha da história nos Jogos de Inverno.

“Realmente foi um dia incrível, inacreditável, muito orgulho do resultado do Lucas, de toda equipe brasileira. Foi um dia que vai ficar marcado para a minha vida. Então, foi um trabalho de muita gente envolvida que sem toda essa parceria, todo esse trabalho em conjunto não teria dado o resultado fantástico que tivemos ontem com a medalha histórica de ouro, primeira medalha da América Latina.”

Pettersson ainda destacou a trajetória do Brasil, iniciada a 20 anos atrás, na construção de uma identificação do brasileiro com os esportes de inverno e como isso pode ser relevante para as modalidade de neve e gelo daqui em diante.

“Exatamente há 20 anos atrás, 2006 em Turin, a Isabel Clark conquistou a nossa nona colocação, que era até agora a nossa melhor resultado do esporte de inverno. Então, realmente a Itália sempre, “deu sorte” para o Brasil. Essa medalha vai ter uma importância muito grande. Eu diria que não só para o esporte de inverno, mas para o esporte brasileiro como um todo. Vai alavancar, vai abrir uma outra porta, mostrar que o brasileiro também é talentoso nos esportes de inverno. Então, é um marco, que vai mostrar como que nós vamos estar daqui para frente.”

Surte+: Conheça mais sobre Lucas Pinheiro Braathen no perfil que o Surto Olímpico traçou do atleta

Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, também destacou o dia histórico vivido pelo esporte brasileiro e fez um paralelo com a conquista da primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos em 1920.

“Ontem foi um dia muito especial. Nós vivemos para o esporte olímpico brasileiro, um dia histórico, reeditando 1920, quando o Guilherme Paraense ganhou a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Verão. Ontem nós ganhamos a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno e foi logo de ouro, assim como o Guilherme Paraense. Foi uma atuação fantástica do Lucas, ele demonstrou um alto nível técnico, fez uma primeira descida, praticamente perfeita e ali a gente ficou muito confiante na medalha e mais ainda na medalha de ouro.”

La Porta também fez questão de valorizar o trabalho realizado a longo prazo e como o esporte olímpico de inverno vem crescendo a cada ciclo olímpico.

“É um trabalho que não começou hoje, há mais de 20 anos, que as pessoas que lá atrás acreditaram que um país tropical como o Brasil poderia ganhar uma medalha, poderia ser competitivo em jogos olímpicos de inverno. E tem o resultado do Lucas, que é um atleta fantástico, extraordinário, focado, que entendeu muito bem o que é ser brasileiro, ele que é brasileiro nato. Então, a gente tá muito feliz e acho que isso vai alavancar cada vez mais os esportes olímpicos de inverno e colocou definitivamente o Brasil nesse mapa mundo.”

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *