Lutadora de 22 anos agora é líder do ranking mundial e olímpico da categoria até 57kg
O grande ano de 2025 de Maria Clara Pacheco teve mais um grande momento. A lutadora de taekwondo de 22 anos foi confirmada como número 1 do ranking mundial e olímpico na categoria até 57kg. É a primeira vez que ela atinge essa posição na carreira e ela é a primeira brasileira desde Natália Falavigna a atingir este posto.
Na lista divulgada pela World Taekwondo em seu site oficial, Maria Clara chegou a 147.79 pontos no ranking mundial, pulando da segunda posição para a liderança. Ela ultrapassa a coreana Kim Yu-jin, atual campeã Olímpica da categoria em Paris 2024, e que foi derrotada pela brasileira na final do último grand prix em Muju (KOR) . Chaima Toumi, da Tunísia, é a terceira com 113.44.
Já no ranking Olímpico, que combina três categorias de peso, Maria Clara também assumiu a primeira posição com 140.59 pontos no total. Kim Yu-jin também é a segunda colocada, mas a canadense Ella Brewster dos 62kg é a terceira.
Com o primeiro lugar do ranking, Maria Clara será a cabeça de chave número 1 do mundial de Taekwondo, que acontecerá e 24 e 30 de outubro em Wuxi (CHN). Em 2023, ela foi bronze no mundial, com apenas 20 anos.
Outros destaques do Brasil no top 5
O Brasil tem três outros nomes que estão entre os 5 melhores do mundo no ranking. Giovanni Moraes é o segundo melhor do mundo na categoria até 54kg; O medalhista olímpico em Paris Edival ‘Netinho’ Marques é quarto do mundo na categoria até 74kg e Mikaela Santos é a quinta colocada no ranking mundial dos 73kg.











