Atleta dos Países Baixos tomou a frente na volta final e venceu prova muito equilibrada. Francesca Lollobrigida terminou sem medalha
Ninguém conseguiu se distanciar até a última volta da Largada em Massa Feminina da patinação de velocidade, até que a neerlandesa Marijke Groenewoud deu o sprint final e assegurou a medalha de ouro da prova, confirmando seu favoritismo. A prata ficou com a canadense Ivanie Blondin e o bronze foi para Mia Manganello, dos Estados Unidos. Lollobrigida terminou em quarto na prova disputada nesta sábado (21).
As provas da patinação de velocidade são disputadas no sentido anti-horário, em uma pista oval de 400m. Na largada em massa, todos os patinadores largam juntos e competem entre si por 16 voltas, com sprints intermediários após quatro, oito e 12 voltas, e um sprint final na linha de chegada.
A disputa olímpica feminina consiste de duas baterias semifinais com 14 atletas em cada, totalizando 28 participantes. As oito melhores de cada semifinal avançaram para a prova final, que reuniu 16 atletas.
Ao contrário da final da Largada em Massa Masculina, a prova feminina não teve nenhum pelotão conseguindo se distanciar em nenhum momento da disputa, ficando a decisão pelas medalhas reservadas para o sprint final. Mesmo quem caiu e ficou para trás, como quem tentou abrir vantagem na frente do pelotão, chegaram agrupados ao final da prova.
Quem abriu a última volta na frente foi Marijke Groenewoud, dos Países Baixos, e as adversárias não conseguiram mais acompanhar. A atleta neerlandesa não deu chances para ninguém e confirmou o seu favoritismo na prova, assegurando mais uma medalha de ouro na patinação de velocidade para a delegação neerlandesa.
Esta foi a primeira medalha de ouro de Groenewoud na história. A disputa seguiu intensa no pelotão e a canadense Ivanie Blondin conseguiu se defender das investidas das rivais e assegurou a medalha de prata, ficando o bronze com a estadunidense Mia Manganello, que venceu o duelo contra a italiana Francesca Lollobrigida, que terminou em quarto lugar e ficou sem medalha.










