Grã-Bretanha chega a 4 ouros no skeleton e se torna a maior potência do esporte.
Grã-Bretanha chega a 4 ouros no skeleton e se torna a maior potência do esporte.

E a primeira medalha de ouro no skeleton em Milão-Cortina 2026 foi para Matt Weston, da Grã-Bretanha! Quebrando o recorde da pista em todas as descidas que fez, o britânico foi campeão com oito décimos de diferença para o segundo colocado.
No skeleton, o atleta inicia em pé, segurando o trenó por alças laterais. Após o sinal verde, ele corre e mergulha de peito no trenó, controlando-o apenas com o corpo. São feitas quatro descidas, e o menor tempo somado total vence.
Após as duas primeiras descidas, realizadas ontem (dia 12), o britânico e principal favorito Matt Weston liderava com uma vantagem de três décimos para os demais concorrentes. Ele foi o primeiro atleta a concluir o percurso em menos de 56 segundos.
Na terceira descida Matt Weston voltou a melhorar seu próprio recorde e abriu vantagem. Seus principais rivais, os alemães Axel Jungk e Christopher Grotheer, estavam, respectivamente, a 0.39 e 0.75 segundos atrás.
Na quarta e decisiva descida nada de administrar resultado ou pegar leve. O britânico fez novamente a descida mais rápida de todas e sobrou na pista com a quarta quebra de recorde da pista. Com o tempo somado de 3min:43s.33, Matt terminou com oito décimos de segundo de diferença para o Axel Jungk, medalhista de prata, e mais de um segundo em relação à Christopher Grotheer, medalhista de bronze.
Em Pequim-2022 Weston havia ficado em 15º neste mesmo evento – que curiosamente foi vencido por Grotheer e teve Jungk como medalhista de prata. Em Milão-Cortina 2026 Matt ainda competirá nas equipes mistas, prova estreante no programa olímpico. A prova ocorrerá dia 15, no domingo, encerrando a programação do skeleton nestas olimpíadas.
