O britânico Ben Proud anunciou que vai competir nos Enhanced Games, onde o doping para melhorar a performance está liberado
O Enhanced Games tem um grande reforço. O nadador britânico Ben Proud, de 30 anos, anunciou que vai disputar a primeira edição da competição em que o doping para aprimorar a performance está liberado, em 2026 em Las Vegas. Proud é medalhista olímpico e causou polêmica na Grã Bretanha ao aceitar o convite do evento.
Proud, medalha de prata nos 50m livre em Paris-2024 e dono de seis medalhas em mundiais de piscina longa, revelou a BBC Today que o fator financeiro foi o principal para participar dessa competição: “Há um enorme incentivo financeiro nisso, e eu estaria mentindo se dissesse que não importa. Levaria 13 anos conquistando títulos mundiais só para ganhar o que posso ganhar em uma competição no Enhanced Games.”
Proud também acrescentou que está no auge da carreira e que acha que não conseguiria ir tão longe na carreira, mais uma vez priorizando a parte financeira: “Já participei de três Olimpíadas e tive oportunidades incríveis, e esta é minha chance de capitalizar uma habilidade que passei a maior parte de 15 anos desenvolvendo.”
🏊♂️ Ben Proud joins the @Enhanced_Games.
— Enhanced Games (@enhanced_games) September 10, 2025
🇬🇧 He becomes our first British athlete.
🙌 Welcome to @Enhanced. pic.twitter.com/1boOetxzsN
O que são os Enhanced Games?
Jogos Aprimorados (nome em português) é uma proposta de competição apoiada por empresários onde o atleta poderá usar quaisquer tipos de suplementos, considerados doping ou não, para se preparar para as provas. Nenhuma regra antidoping será seguida e os atletas terão acompanhamento de médicos para uso de substâncias dopantes e pagará um milhão de dólares para cada atleta que bater o recorde mundial durante os jogos. A competição acontecerá em Las Vegas, entre os dias 21 e 24 de maio de 2026.
