Mesatenista brasileiro encerra trajetória de nove temporadas com mais um título e melhor aproveitamento entre todos os jogadores da competição
Hugo Calderano encerrou sua trajetória de nove temporadas pelo Liebherr Ochsenhausen da melhor forma possível: campeão da Liga Alemã de tênis de mesa.
Neste domingo (15), o terceiro colocado do ranking mundial foi decisivo para a equipe na vitória por 3 jogos a 2 sobre o Borussia Düsseldorf, na final disputada em Frankfurt.O título coroou uma temporada irretocável para Hugo e Ochsenhausen. Em janeiro, o carioca de 28 anos já havia conduzido o clube à conquista da Copa da Alemanha: venceu as suas quatro partidas e acabou eleito o Melhor Jogador do Final Four. Na Liga, foi o grande destaque da equipe, alcançando o melhor desempenho entre todos os jogadores da competição, com 91% de aproveitamento.
Este foi o quarto título de Hugo defendendo Ochsenhausen. Os outros dois foram conquistados na temporada 2018/19, quando repetiu a dobradinha na Liga Alemã e na Copa da Alemanha. Foram as primeiras taças do clube após um hiato de 15 anos.O título da Liga Alemã amplia a sequência de grandes resultados de Hugo. Nos últimos dois meses, ele conquistou os maiores feitos da sua carreira: o título da Copa do Mundo e, mais recentemente, a medalha de prata no Campeonato Mundial.Contratado em 2014, aos 18 anos, com a missão de substituir o campeão olímpico Ryu Seung-Min, Hugo defendeu Ochsenhausen por nove temporadas. A decisão de encerrar o ciclo pelo clube partiu do brasileiro, que optou por não renovar o seu contrato.
O confronto
Hugo abriu o confronto deste domingo derrotando o alemão Timo Boll por 3 sets a 2 (11/4, 11/8, 7/11, 8/11 e 11/9). O também alemão Dang Qiu (12º do ranking) deixou tudo igual ao fazer 3 a 2 no francês Simon Gauzy (35º).Na sequência, o japonês Shunsuke Togami (30º) recolocou Ochsenhausen em vantagem com uma vitória por 3 a 0 sobre o sueco Anton Källberg (14º). Hugo voltou à mesa, mas acabou superado por Dang Qiu por 3 a 0 (8/11, 11/13 e 5/11).
O duelo foi decidido no quinto jogo, de duplas. Gauzy/Togami venceram Boll/Källberg por 3 a 0 e garantiram a quinta taça de Ochsenhausen na história da competição. De quebra, a equipe também interrompeu a sequência de títulos de Düsseldorf, campeão nas quatro temporadas anteriores.
A final marcou ainda a aposentadoria de Timo Boll, ex-número um do mundo. Lenda do tênis de mesa alemão, o atleta recebeu uma série de homenagens antes e após o confronto.
Próxima parada: Eslovênia
O próximo desafio de Hugo será o WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Cabeça de chave número um da competição, o brasileiro estreará na chave principal na quinta-feira (19), contra adversário a ser definido em sorteio.
