Michel Roque e Juliana Santos vencem a última etapa do Circuito Brasileiro de Surfe 2025

Surfistas cearenses se aproveitaram do conhecimento das ondas da Praia do Futuro para vencer a etapa de Fortaleza

Marcio David/WSL
Marcio David/WSL

A quinta e última etapa do Circuito brasileiro de surfe, válida pelo QS 2.000 da WSL na América do Sul, encerrou com a praia lotada e em clima de festa. Entre os homens, o atleta mais velho, Michel Roque (BRA), impressionou o público local com sua performance e conquistou a vitória da Etapa BB Seguros Fortaleza. Já na competição feminina, Juliana Santos (BRA) se consagrou campeã da etapa na frente de toda a sua família.

Michel Roque, o surfista de 41 anos e atleta mais velho da quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, provou que o conhecimento local e a experiência fazem toda a diferença ao se sagrar campeão na Praia do Futuro. O campeão enfrentou seu conterrâneo e embaixador da etapa, Cauã Costa (BRA), em um duelo emocionante de gerações. entre dois dos surfistas mais experientes do Ceará.

O campeão ditou o ritmo da bateria do início ao fim, puxando seu adversário ao seu nível máximo de performance. A intensidade física e mental do confronto foi tanta que, nos 30 minutos de disputa, foram surfadas um total de 23 ondas pelos cearenses. O veterano não apenas conquistou o título da etapa, mas também garantiu as melhores performances da Final, um 7.67 e um 7.00 pontos, deixando Cauã sem chances de virada e com o vice-campeonato.

“Estou muito feliz de ter ganhado essa etapa. É a minha primeira vez ganhando uma etapa do Qualifying Series, estou sem palavras! Ganhar aqui, na frente da minha família, dos meus amigos, em casa… é um sentimento muito bom. É um sonho realizado, muito obrigado!”, expressou Michel Roque, com o troféu em mãos.

Juliana Santos é campeã em casa com dominância total sobre Silvana Lima

A Final Feminina da Etapa BB Seguros Fortaleza reservou uma grande surpresa e uma consagração emocionante para o surfe local. Juliana Santos, de 27 anos, conquistou a vitória no quintal de casa com total dominância no duelo final. Em um duelo 100% cearense, Santos superou a favorita e veterana Silvana Lima, garantindo o seu primeiro título no Circuito Banco do Brasil de Surfe.

Com uma estratégia inteligente, Juliana optou por priorizar as ondulações que abriam para a esquerda, o que lhe garantiu as melhores oportunidades e ondas da bateria. Ela manteve o domínio da bateria com notas expressivas, conquistando um 6.33 e um 5.50 pontos, deixando Silvana para trás, mesmo com a prioridade ao seu favor. A campeã fez um campeonato constante ao vencer todas as suas baterias e mostrar todo o seu power surf de backside para completar rasgadas e finalizações que a levaram ao topo do pódio.

Inicialmente, Juliana não estava na lista de competidores desta etapa do QS, mas acabou competindo por meio da Inscrição Social que só o Circuito Banco do Brasil de Surfe proporciona. Após sua última vitória, a surfista não escondeu a emoção ao vencer em sua terra:

“Muito feliz, emocionada e grata por todas as oportunidades que eu tive. Que momento incrível está sendo esse aqui, na minha terra. Tinha que ser aqui! Estou representando toda a minha família e meu povo aqui, só agradecer a todo mundo que veio e a toda essa energia maravilhosa que eles estão transmitindo. Eu levei isso para a minha bateria. Foi uma bateria muito tensa, contra a Silvana Lima é sempre um desafio e, dessa vez, não foi diferente”

“Tudo isso que a gente emana a nosso favor acontece, tudo o que eu imaginei e acreditei aconteceu dentro d’água. Eu estou muito feliz, é impressionante o quanto isso reflete dentro d’água. Sempre acredite em você, não desista dos seus sonhos e da pessoa que você é, independente das dificuldades. Se você está trabalhando duro, a recompensa vai chegar.”, finalizou a campeã da etapa.

Weslley Dantas levanta troféu de Campeão do Circuito em cerimônia de premiação

Weslley Dantas, o atual líder do ranking Qualifying Series (QS) sul-americano, sagrou-se o Campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 de forma antecipada no penúltimo dia de evento, em Fortaleza. O surfista de 27 anos, natural de Ubatuba (SP), demonstrou consistência ao longo da temporada, fazendo resultados significativos em todas as cinco etapas do campeonato com seu surfe progressivo e aéreos que se tornaram sua marca registrada.

O título de “King Dantas” foi confirmado logo após o fim de sua bateria de estreia no Round dos 32 Masculino, na Praia do Futuro. Com a eliminação precoce do vencedor da etapa anterior, Jadson André (BRA), na primeira bateria do dia, Dantas precisava apenas garantir sua classificação para a próxima rodada, o que fez com maestria ao completar dois aéreos e garantir a maior nota (7.17) do confronto contra os surfistas Mateus Sena (BRA), Glauciano Rodrigues (BRA) e Nicolas da Silva (BRA).

Apesar de ter sido eliminado por Israel Júnior nas Quartas de Final na Etapa BB Seguros Fortaleza, a conquista geral de Dantas foi celebrada após o término das competições. O campeão recebeu o troféu das mãos do Presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho, durante a cerimônia de premiação do evento. Essa conquista celebra a grande atuação do atleta no campeonato e o deixa cada vez mais próximo de carimbar pela primeira vez o seu passaporte para o CS, a divisão de acesso à elite do surfe mundial.

“Feliz de estar aqui e ser consagrado o Campeão do Circuito nessa praia. Acabei parando em quinto colocado no evento aqui em Fortaleza e agradeço a todos pela torcida. Agradeço também a Deus por ter me ajudado a conseguir bons resultados nesses eventos, aos meus patrocinadores e a todos que estão comigo. Levar esse título para casa é gratificante, foram eventos e baterias muito difíceis. Ano que vem vai ser um ano muito bom para mim”, comentou Weslley Dantas, sobre a conquista inédita em sua carreira.

Confira baixo os resultados do último dia de disputas na Praia do Futuro:

QUARTAS DE FINAL MASCULINA
HEAT 1: Cauã Costa (BRA) 12.83 DEF. Luan Ferreyra (BRA) 12.57
HEAT 2: Alonso Correa (PER) 12.17 DEF. Samuel Joca (BRA) 8.30
HEAT 3: Israel Junior (BRA) 13.30 DEF. Weslley Dantas (BRA) 11.00
HEAT 4: Michel Roque (BRA) 14.26 DEF. Ryan Kainalo (BRA) 11.34

SEMIFINAIS FEMININA
HEAT 1: Silvana Lima (BRA) 8.03 DEF. Vitoria Carneiro (BRA) 4.70
HEAT 2: Juliana Santos (BRA) 12.50 DEF. Larissa Santos (BRA) 9.20

SEMIFINAIS MASCULINA
HEAT 1: Cauã Costa (BRA) 10.33 DEF. Alonso Correa (PER) 7.50
HEAT 2: Michel Roque (BRA) 12.83 DEF. Israel Junior (BRA) 6.24

FINAL FEMININA
HEAT 1: Juliana Santos (BRA) 11.83 DEF. Silvana Lima (BRA) 5.70

FINAL MASCULINA
HEAT 1: Michel Roque (BRA) 14.67 DEF. Cauã Costa (BRA) 9.73

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *