Os Jogos começarão dia 6 de fevereiro
As montanhas que receberão os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina foram atingidas na última semana pela primeira nevasca significativa da temporada.
Nas partes mais altas da pista Olympia delle Tofane, em Cortina, onde serão disputadas as provas de esqui alpino feminino nos Jogos de 6 a 22 de fevereiro, até a manhã de sexta-feira, havia caído até 20 centímetros de neve.
Ainda havia alguns trechos com grama alta despontando da neve, mas a pista — e as áreas ao redor — agora estão completamente cobertas de neve.
“Temos 20 centímetros de neve fresca e leve na parte superior e 15 centímetros na chegada”, disse Matteo Gobbo, gerente de instalações esportivas do comitê organizador local para o esqui feminino. “Esta deve ser uma boa base para melhorar a produção de neve artificial.
“Nosso objetivo é ter entre 80 centímetros (mais de 2 pés e meio) e um metro (três pés) de neve na pista”, acrescentou Gobbo em entrevista à Associated Press na área de chegada de Tofane.
Essa quantidade é um pouco maior do que a que Gobbo e sua equipe costumam usar para as provas anuais da Copa do Mundo em Cortina. Mas, para as Olimpíadas, é necessária mais neve, pois há mais provas, mais competidores e, em geral, muito mais pessoas na pista.
“E isso consome a neve e reduz a superfície durante as Olimpíadas e depois as Paralimpíadas”, disse Gobbo.
A cobertura mínima de neve exigida para as provas da Copa do Mundo é de 35 centímetros (um pouco mais de um pé).
“Queremos ter não uma pista fácil, mas uma boa pista para todos, porque nas Olimpíadas esperamos os melhores atletas, mas também todos os outros atletas que podem (se classificar)”, disse Gobbo. Gobbo disse: “Queremos evitar lesões, acidentes e coisas do tipo. Queremos apenas um espetáculo realmente muito bom.”
Arquibancadas portáteis para os espectadores ainda precisam ser erguidas na área de chegada, que fica na metade da montanha.
Também nevou no centro de Cortina e em Bormio, onde serão disputadas as provas de esqui alpino masculino nos Jogos Olímpicos.











