Morre o ex-nadador campeão paralímpico Adriano Gomes de Lima

Adriano tinha 52 anos e lutava contra um câncer ósseo

Marcelo Zambrana/CPB
Marcelo Zambrana/CPB

O ex-natador Paralímpico Adriano Gomes de Lima faleceu no último sábado (7) aos 52 anos. O Comitê Paralímpico Brasileiro emitiu uma nota neste domingo (8) lamentando o ocorrido. Natural do Rio Grande do Norte, Adriano lutava contra um câncer ósseo desde 2024 e não resistiu.

Adriano, que começou a nadar após ficar paraplégico aos 17 anos ao cair do telhado de uma obra, está entre os maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, com um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas em quatro edições dos Jogos (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008). Ele também disputou as Paralimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016.

O potiguar esteve entre os atletas homenageados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2025 durante as comemorações dos 30 anos da entidade, em razão de sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil.

Adriano deixa duas filhas. O seu sepultamento está marcado para as 16h30 deste domingo (8), no Cemitério do Bom Pastor, em Natal.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *