Treinador campeão mundial de clubes como Sírio em 1979, Mortari morre aos 77 anos
Treinador campeão mundial de clubes como Sírio em 1979, Mortari morre aos 77 anos

O basquete brasileiro está de luto. Morreu nesta quinta (25) o treinador Cláudio Mortari, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo o instagram oficial do técnico, ele vinha sofrendo problemas de saúde nos últimos meses.
Com mais de 40 anos exercendo a profissão de técnico, Cláudio passou pelo Palmeiras – clube onde encerrou a carreira de jogador aos 25 anos e estreou como técnico – Sírio, Bradesco(RJ), Corinthians,Pirelli, Telesp, Rio Claro, Mogi, Flamengo, Mackenzie,Campinas, Paulistano, São Bernardo, Pinheiros e São Paulo.
Pelo Sírio, ele conseguiu o maior feito da carreira ao se sagrar campeão mundial de clubes em 1979, ao derrotar o Bosna Sarajevo, da então Iugoslávia na época, hoje Bósnia, comandando nomes como Oscar Schmidt, Marcel e Marquinhos Abdalla. Ainda pela equipe paulista, ele foi tri sul-americano e brasileiro.
Outras conquistas marcantes de Cláudio foram oelo Rio Claro, onde ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1995. Já no Pinheiros, alcançou um dos títulos mais importantes do basquete continental ao vencer a Liga das Américas de 2013.
Cláudio Mortari também passou pela seleção brasileira, sendo o treinador da equipe juvenil que conquistou o vice-campeonato mundial em 1979 e quinto lugar com a seleção adulta na olimpíada de Moscou em 1980.
No comunicado, a família destacou que não serão divulgados horário do enterro do treinador, sendo reservado apenas para familiares.
