Morre o treinador de basquete Cláudio Mortari

Treinador campeão mundial de clubes como Sírio em 1979, Mortari morre aos 77 anos

Paulo Pinto/ SPFC.net
Paulo Pinto/ SPFC.net

O basquete brasileiro está de luto. Morreu nesta quinta (25) o treinador Cláudio Mortari, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo o instagram oficial do técnico, ele vinha sofrendo problemas de saúde nos últimos meses.

Com mais de 40 anos exercendo a profissão de técnico, Cláudio passou pelo Palmeiras – clube onde encerrou a carreira de jogador aos 25 anos e estreou como técnico – Sírio, Bradesco(RJ), Corinthians,Pirelli, Telesp, Rio Claro, Mogi, Flamengo, Mackenzie,Campinas, Paulistano, São Bernardo, Pinheiros e São Paulo.

Pelo Sírio, ele conseguiu o maior feito da carreira ao se sagrar campeão mundial de clubes em 1979, ao derrotar o Bosna Sarajevo, da então Iugoslávia na época, hoje Bósnia, comandando nomes como Oscar Schmidt, Marcel e Marquinhos Abdalla. Ainda pela equipe paulista, ele foi tri sul-americano e brasileiro.

Outras conquistas marcantes de Cláudio foram oelo Rio Claro, onde ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1995. Já no Pinheiros, alcançou um dos títulos mais importantes do basquete continental ao vencer a Liga das Américas de 2013.

Cláudio Mortari também passou pela seleção brasileira, sendo o treinador da equipe juvenil que conquistou o vice-campeonato mundial em 1979 e quinto lugar com a seleção adulta na olimpíada de Moscou em 1980.

No comunicado, a família destacou que não serão divulgados horário do enterro do treinador, sendo reservado apenas para familiares.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *