Vendramini foi campeão quatro vezes da LBF
Morreu Antonio Carlos Vendramini, conselheiro administrativo da LBF e o maior técnico vencedor da história da LBF, com quatro títulos nos anos 2010. Ele tinha 74 anos e morreu em Campinas (SP).
Em seus mais de 40 anos como treinador, “Vendra” acumulou títulos estaduais, nacionais e mundiais por diversas equipes do Estado de São Paulo: Presidente Prudente, Sorocaba, Ourinhos e Marília. Em Americana, foi tricampeão da LBF (2014, 2015 e 2017) e conquistou seu último título em 2018, pelo Vera Cruz Campinas, atual Unimed Campinas.
Ele estava internado em Campinas e não resistiu a complicações causadas por um tumor. A informação foi confirmada pelo Campinas.
Atualmente, além de consultor técnico da equipe campineira, também exercia o cargo de conselheiro administrativo da LBF, participando ativamente das decisões institucionais da entidade. Dono de uma ética de trabalho incomparável, Vendramini deixa seu nome na história da LBF como o maior a estar ao lado das quadras.
Valter Ferreira, presidente da Liga de Basquete Feminino, lamentou a notícia:
“‘Vendra’ é um ícone do basquete. Dono de uma trajetória brilhante e vencedora e um exemplo de técnico, de profissional, de amigo e pai. Sentiremos muito a sua falta em nosso Conselho, com posicionamentos e palavras sábias que muito contribuíram para a Liga de Basquete Feminino. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua figura será eterna”, disse o executivo.
Ao todo, foram 18 títulos estaduais, 13 conquistas nacionais, seis campeonatos Sul-Americanos e um Pan-Americano por clubes. Vendramini também conquistou dois títulos intercontinentais.
Pela seleção brasileira feminina, onde ocupou o cargo de treinador, conquistou um título Sul-Americano, em 1989, e um vice-campeonato das Américas.
