Os Jogos de 2026 serão em Glasgow
Após ser oficialmente nomeada cidade-sede dos Jogos da Commonwealth de 2030 na semana passada, as autoridades de Ahmedabad (IND) permanecem confiantes de que podem evitar a repetição dos fracassos das edições anteriores dos Jogos Olímpicos de Verão, já que a Índia pretende sediar o evento, embora o país enfrente grandes obstáculos em sua busca pela sede de 2036.
Na Índia, o evento daqui a seis anos é visto como um passo significativo rumo à candidatura para as Olimpíadas de 2036, com as autoridades esperando que ele posicione a nação mais populosa do mundo como um importante destino esportivo. A presidente da Associação Olímpica Indiana (IOA), PT Usha, comemorou a decisão, publicando nas redes sociais: “Como atleta e como presidente da IOA, sempre sonhei com a Índia sediando os Jogos da Commonwealth. Sob a competente liderança do nosso estimado primeiro-ministro Modi Ji, a Índia garantiu o direito de sediar os Jogos da Commonwealth de 2030. #JuntosSonhamos”.
Uma edição bem-sucedida dos Jogos da Commonwealth poderia ajudar a Índia a superar a problemática edição de 2010 em Nova Déli, marcada por corrupção e atrasos. Ahmedabad, cidade que abriga o Estádio Narendra Modi, com capacidade para 130 mil pessoas e que sediará as cerimônias de abertura e encerramento, precisará de melhorias significativas em suas estradas, conexões de metrô e instalações esportivas para estar pronta para os Jogos em apenas cinco anos.
Ashwani Kumar, um alto funcionário do governo de Gujarat responsável pelo esporte, afirmou que as instalações existentes em Ahmedabad poderiam sediar os Jogos “com algumas modificações”, enquanto as novas instalações seriam concluídas até o final de 2028 ou início de 2029. “Estamos muito confiantes e fizemos um bom trabalho de casa como equipe”, disse Kumar a repórteres, observando que um orçamento já havia sido elaborado, embora não tenha divulgado os valores.
A edição dos Jogos de 2026 será em Glasgow (GBR).











