MP de Santa Catarina denuncia tenistas por racismo durante Challenger de Itajaí

A acusação envolve gestos e ofensas raciais, com pedido de condenação e pagamento de indenizações

Luis David Martínez e Cristian Rodríguez no Itajaí Open
Luis David Martínez e Cristian Rodríguez no Itajaí Open. Foto: Reprodução/X

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou denúncia criminal contra os tenistas Luiz Martínez, da Venezuela, e Cristian Rodríguez, da Colômbia, por supostos atos racistas ocorridos durante o Challenger de Itajaí, disputado em janeiro. Segundo a promotoria, os episódios envolvem gestos e ofensas direcionadas ao público e a um funcionário do clube, o que motivou o pedido de responsabilização criminal e pagamento de indenizações.

De acordo com a denúncia, Martinez teria feito gestos imitando um macaco em direção à torcida durante uma partida de duplas, atitude registrada por espectadores e pela transmissão oficial do torneio. A promotoria entende que a ação pode ser enquadrada como incitação ao preconceito racial, conforme a legislação brasileira. Já Rodriguez é acusado de injúria racial após, supostamente, ter chamado um funcionário do clube de “macaquito de merda”.

Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina! 

Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp

Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026

Os dois atletas foram detidos em flagrante fora do local da competição, no hotel oficial do evento, e o caso passou a ser conduzido pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, responsável por processos relacionados a crimes raciais em Santa Catarina.

O MPSC solicita a condenação dos tenistas e o pagamento de indenizações: R$ 5 mil a serem destinados diretamente à vítima, no caso de Rodriguez, e R$ 15 mil por parte de Martinez, valor que seria direcionado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), voltado à reparação de danos coletivos e à promoção da igualdade étnico-racial.

Embora a denúncia já tenha sido apresentada, ela ainda aguarda análise do Poder Judiciário. Caso seja aceita, os dois jogadores passarão oficialmente à condição de réus no processo.

Jamis Gomes Jr.

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Surto Olímpico. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade. Surtado desde Nov/2024.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *