Penny não informou aonde estava ao sistema antidoping
Penny Oleksiak, a atleta olímpica mais condecorada do Canadá, desistiu do próximo Campeonato Mundial de Natação devido a uma investigação sobre uma suposta violação do código antidoping, sob a regra de localização.
Atletas de elite são obrigados a manter as autoridades antidoping informadas sobre sua localização o tempo todo para que testes aleatórios possam ser realizados.
A ex-campeã olímpica dos 100 metros livre Oleksiak anunciou sua retirada do Campeonato Mundial nas redes sociais na sexta-feira, enfatizando que a questão não envolvia nenhuma substância proibida.
“Queria confirmar que estou envolvida em um caso de localização com a World Aquatics que ainda está em fase preliminar”, escreveu ela em um comunicado.
“Quero enfatizar que este caso de localização não envolve nenhuma substância proibida; trata-se de saber se atualizei minhas informações corretamente.
“Por respeito à Swimming Canada, aos meus colegas competidores e ao esporte limpo, decidi não competir no Campeonato Mundial.
“Sou e sempre fui uma atleta limpa e não farei mais comentários neste momento.”
Não houve resposta imediata a um pedido de comentário da World Aquatics.
A Swimming Canada também divulgou um comunicado apoiando a decisão de Oleksiak, afirmando que acreditava que ela era uma atleta íntegra que havia cometido um “erro administrativo”.
