Veja quem representará o Brasil, os dias e os horários e onde o mundial será transmitido
Começa no próximo domingo (19) em Jacarta, na Indonésia, o mundial de uma das modalidades mais queridas dos brasileiros nos últimos anos, o de ginástica artística. Em um mundial que por ser pós olimpíadas, vem um pouco desfalcado de grandes estrelas, mas tem muitos nomes que podem podem brilhar no ciclo olímpico de Los Angeles.
O Brasil tem algumas chances de medalhas, principalmente com Flávia Saraiva e Julia Soares, medalhistas olímpicas em Paris. No masculino, Caio Souza pode surpreender e Arthur Nory, campeão mundial na Barra fixa, não pod eser descartado.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Mundial de Ginástica Artística:
Transmissão
O Mundial de Ginástica Artística terá transmissão do Sportv na TV fechada. No Youtube, a Cazé TV e o Canal Olímpico do Brasil também transmitirão a competição, mas todos começam a transmitir a partir das finais, a partir do dia 22 de outubro.
Sistema de disputa
Tradicionalmente, os mundiais pós olimpíadas não tem competições por equipes, só focando nas disputas individuais. A partir de 2026, quando começam a ser distribuídas as vagas para as olimpíadas de Los Angeles, as competições por equipes voltam.
Neste mundial em Jacarta, os 24 ginastas melhores colocados, tendo competido nos seis aparelhos, avançam para disputa do individual geral, com limite de dois ginastas por país. Para as finais por aparelhos, se classificam os oito ginastas com melhor desempenho, também com limite de dois por federação nacional.
Convocados
O Brasil terá uma equipe de 9 ginastas no mundial, quatro no feminino e cinco no masculino. entre as mulheres, Flávia Saraiva e Júlia Soares lideram a equipe ao lado das promessas Julia Coutinho e Sophia Weisberg. No masculino, Os veteranos Caio Souza, Arthur Nory e Diogo Soares serão acompanhados pelos estreantes Vitaly Guimarães e Tomás Florêncio.
SURTO CURIOSO
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) October 17, 2025
De 19 a 25 de outubro de 2025, Jacarta, na Indonésia, vai receber pela primeira vez a história centenária do Mundial de Ginástica Artística — e será a primeira edição realizada em um país do sudoeste asiático! 🌏✨
📜 Um pouco de história:
A primeira edição… pic.twitter.com/h65d4nO32k
Por que Rebeca Andrade não foi convocada para o mundial?
Um dos principais nomes da ginástica artística mundial, Rebeca Andrade preferiu tirar um ano sabático para descansar um pouco mais do último ciclo olímpico mais intenso que ela teve em Tóquio e Paris. Simone Biles foi outra grande estrela da ginástica que resolveu descansar no ano de 2025, já que o mundial é apenas de provas individuais e não conta como classificação para os Jogos olímpicos de 2028 em Los Angeles. A expectativa é que Rebeca volte em 2026. Outra ginasta que deve voltar em 2026 é Jade Barbosa, que fez um pausa na carreira para se tornar mãe.
A volta dos ginastas russas e belarusas
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) liberou a volta de ginastas de Belarus e Rússia, competindo como Atletas Independentes A e B, respectivamente. No feminino, as ginastas de Belarus serão Ulyana Kuzmenkova e Alena Tsitavets e no masculino, Aleh Tsiaselski e Yahor Sharamkou.
Já a Rússia, tem como Angelina Melnikova, dona de quatro medalhas olímpicas na Rio 2016 e Tóquio 2020, como grande estrela da equipe feminina. Anna Kalmykova, jovem prodígio de 18 anos, fará sua estreia em grandes competições. Já no masculino, Vladislav Polyashov, campeão mundial em 2019, é o grande destaque da equipe russa
Israel fora do Mundial
Por conta de não ter relação diplomática com Israel, a Indonésia negou vistos de entrada da equipe israelense no país para a disputa do mundial. A Federação israelense recorreu a Corte Arbitral do Esporte, que rejeitou os pedidos para não ferir a soberania do país, que optou por não fornecer os vistos.
Programação

Domingo, 19 de outubro
Classificatórias masculinas – das 0h às 12h – Subdivisões 1 a 6
01:50 – 03:30 – Subdivisão 2 – Brasil, que vai competir ao lado de Áustria, Bélgica, Cazaquistão, Croácia, Grã-Bretanha, Jordânia, Lituânia, Namíbia, Sri Lanka e Vietnã
Segunda-feira, 20 de outubro
Classificatórias masculinas – Das 0h às 3h30 – Subdivisões 7 e 8
Classificatórias femininas – Das 7h às 11h15 – Subdivisões 1 a 3
Terça-feira, 21 de outubro
Classificatórias femininas – Das 0h às 11h15 – Subdivisões 4 a 10
06h30 – 07h45 – Subdivisão 8 – Brasil, que vai competir com África do Sul, Chile, Índia, Noruega, Qatar e Ucrânia
Quarta-feira, 22 de outubro
Das 08h30 às 11h00
Final masculina – Individual geral
Quinta-feira, 23 de outubro
08h30 – 11h00
Final feminina – Individual geral
Sexta-feira, 24 de outubro
Das 04h00 às 08h00
Dia 1 das Finais por Aparelhos: Solo, Cavalo com Alças e Argolas (Masculino) e Salto e Barras Assimétricas (Feminino)
Sábado, 25 de outubro
Das 4h00 às 08h00
Dia 2 das Finais por Aparelhos: Salto, Barras Paralelas e Barra Fixa (Masculino) e Trave de Equilíbrio e Solo (Feminino)











