Karakurt, Vargas e Erdem comandaram a classificação turca, que buscará vaga na final contra o Japão
A Turquia venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25-14, 22-25, 25-14 e 25-23) e conquistou a última vaga na semifinal do Mundial de vôlei, que acontece na Tailândia. Com a vitória nesta quinta-feira (4), a seleção turca se une a Brasil, Itália e Japão na briga pelo título.
A vitória das comandadas por Daniele Santarelli confirma a boa sequência turca na competição, que chegou a esta partida sem perder nenhum set. É a primeira vez na história que a Turquia avança à semifinal de um Mundial – o melhor resultado foi em 2010, quando terminou em 6º lugar.
Leia mais: Brasil supera pressão da França e avança à semifinal do Mundial de vôlei feminino
Em quadra, a ponteira Ebrar Karakurt (com 23 pontos), a oposta Melissa Vargas (com 20 pontos) e a central Eda Erdem (com 13 pontos) foram as protagonistas da classificação. Apesar da derrota no segundo set, a Turquia manteve a superioridade nas ações ofensivas, com destaque nos bloqueios, com 19 pontos, e no ataque – 58 a 41 nas estatísticas.
Os momentos de dificuldade da Turquia vieram na instabilidade do passe e na má distribuição das levantadoras. As ponteiras Baladin e Aydın e as levantadoras Özbay e Sahin revezavam em quadra quando o desempenho da companheira caía, favorecendo o jogo norte-americano.
Agora, a Turquia tem pela frente o Japão, que eliminou os Países Baixos nas quartas de final. A partida acontece no sábado, dia 6, às 5h30 (no horário de Brasília). Quem vencer encara, na final, o vencedor entre Brasil e Itália.
