Seleção é a maior vencedora da competição e busca sétimo título na Indonésia
A seleção sub-21 de vôlei feminino do Brasil estreia no Mundial da categoria nesta quinta-feira (7), contra a Bulgária, às 6 da manhã, no horário de Brasília.
A competição aconte em Surabaya, na Indonésia, e a equipe comandada pelo técnico Wagão vai em busca da 15ª medalha – sendo seis de ouro. Na participação mais recente, em 2023, no México, o time brasileiro ficou com o bronze.
– Temos duas atletas com uma bagagem de terem participado da equipe adulta, a Aline e a Helena. Elas também fizeram parte da equipe que ficou com o bronze em 2023, e de lá para cá fizeram parte do elenco de grandes equipes da Superliga. Essa experiência que elas trazem ajuda muito – contou o técnico Wagão, que também treina a equipe feminina do Barueri.

– A nossa preparação foi muito bem executada. Aqui na Indonésia enfrentamos Itália e Polônia, e pudemos rodar todo o time – explicou Wagão.
Pelo regulamento da competição, os 24 times foram divididos em quatro grupos. Todas as equipes jogam entre si na primeira fase e os quatro melhores de cada grupo avançam às oitavas de final.
O Brasil está no grupo D com Bulgária, adversária da estreia, Chile, Tailândia, Tunísia e Japão. As partidas serão transmitidas pelo canal do Youtube da Volleyball World.
– Em nosso grupo temos a Bulgária, que acabou de ser campeã mundial no sub-19 e terá algumas atletas disputando o sub-21. Temos Japão e Tailândia, duas equipes de escola asiática, uma maneira de jogar com muita velocidade e técnica, adversários difíceis de se enfrentar – avaliou Wagão.
Para o Mundial na Indonésia a equipe brasileira conta com as opostas Larissa Brandão e Rebeca Viana; as levantadoras Amanda Mutuano e Ana Berto; as ponteiras Aline Segato, Helena Wenk, Isa Rocha e Vittória Kuehne; as centrais Giovana Guimarães, Juliana Palhano e Luana Kuskowski; e a líbero Sofia Will.
CALENDÁRIO DE JOGOS DO BRASIL:
7/8 (quinta) – Brasil x Bulgária, às 6h
8/8 (sexta) – Brasil x Chile, às 10h
9/8 (sábado) – Brasil x Tailândia, às 9h
11/8 (segunda) – Brasil x Tunísia, às 9h )
12/8 (terça) – Brasil x Japão, às 9h
