A polêmica reside no título da música
A polêmica reside no título da música

As tensões entre a Armênia e o Azerbaijão ressurgiram nos Jogos Olímpicos. O Azerbaijão venceu a causa após apresentar uma queixa, há alguns dias, ao Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o título da música interpretada por uma dupla armênia de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina.
A composição do músico Ara Gevorgyan se intitula “Artsakh”, o nome armênio para a região de Nagorno-Karabakh, um território disputado há muito tempo e controlado por uma administração armênia. Embora a comunidade internacional reconheça Nagorno-Karabakh como parte do Azerbaijão, as autoridades azerbaijanas rejeitam o termo “Artsakh” porque, segundo elas, implica reivindicações territoriais.
“A situação foi analisada com todas as partes envolvidas”, declarou a União Internacional de Patinação (ISU) ao jornal The Guardian. O comitê afirmou, em um comunicado à imprensa, que o uso do título introduziria uma mensagem política na competição olímpica e correria o risco de violar os princípios da Carta Olímpica, que exige neutralidade política nos Jogos.
“A situação foi analisada com todas as partes envolvidas”, disse a União Internacional de Patinação (ISU) ao jornal The Guardian. O comitê declarou, em um comunicado à imprensa, que o uso do título introduziria uma mensagem política na competição olímpica e correria o risco de violar os princípios da Carta Olímpica, que exige neutralidade política nos Jogos.
A composição do músico Ara Gevorgyan se chama “Artsakh”, nome que o comitê já havia apresentado. “Os Jogos Olímpicos são um símbolo de paz, amizade e respeito mútuo entre os povos”, declarou o comitê. “É inaceitável usar esta plataforma para propaganda política e separatista.”
Embora a dupla Karina Akopova e Nikita Rakhmani possa se apresentar com essa música no dia 15 de fevereiro na disputa dos pares, o título não está mais sendo divulgado publicamente para evitar controvérsias políticas. A descrição do programa curto de pares no site da ISU agora indica simplesmente “Música de Ara Gevorgyan”. As seleções musicais na patinação artística olímpica são geralmente submetidas e aprovadas por meio de processos técnicos e de governança supervisionados pela ISU.
