Atleta de 22 anos faz preparação nos Estados Unidos e estreia nesta terça-feira na chave individual
Um dos grandes talentos do tiro com arco brasileiro, Ana Luiza Caetano terá uma oportunidade inédita na carreira a partir desta terça-feira, 9, em Gwangju (Coreia do Sul): a disputa do Campeonato Mundial adulto da modalidade.
A estreia ocorre com a fase de ranqueamento, quando as atletas atiram 72 vezes, a uma distância de 70 metros, para definirem os confrontos nos combates eliminatórios, que vão até o dia 12.
“Era a competição que faltava na minha carreira. Já disputei Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Mundial de base, mas nunca um Mundial adulto. Estou muito animada, ainda mais por ser em Gwangju, onde disputei minha primeira Copa do Mundo, há três anos”, disse a arqueira de 22 anos, natural de Maricá (RJ).
Além da disputa individual na modalidade recurvo, Ana Luiza está confirmada na disputa por equipes feminina, ao lado de Ane Marcelle e Graziela Paulino dos Santos, e vive a expectativa de competir na dupla mista com Marcus D’Almeida, com quem realizou estágio de preparação nos Estados Unidos.
“Fiz uma boa preparação na Flórida, que tem sido uma base importante de treinamento este ano, assim como é Maricá. Pude fazer alguns ajustes na minha técnica para chegar bem ao Mundial, que é a principal competição da temporada. Então agora é estar concentrada e buscar um grande resultado”, completou Ana Luiza, atualmente na 32ª colocação no ranking mundial.
Após conquistar o nono lugar nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a arqueira brasileira tem vivido mais uma temporada especial em 2025. Além do quarto lugar no Vegas Shoot, principal competição indoor do mundo, Ana Luiza disputou, também de forma inédita, todas as etapas da Copa do Mundo e teve como melhores resultados os quintos lugares por equipe, na Flórida, e na dupla mista, em Xangai (China).











