NA FINAL! Brasil vira no último quarto e derrota os Estados Unidos na semi da Americup

O Brasil perdia até a metade do último quarto, quando foi decisivo e anulou os estadunidenses

FIBA/Divulgação
FIBA/Divulgação

O Brasil está na decisão da Americup de Basquete masculino, que está sendo disputado Em Managuá, Nicarágua. Os comandados de Aleksandr Petrovic enfrentaram a seleção dos Estados Unidos e em uma grande atuação no último quarto, virou um jogo que parecia tranquilo para os estadunidenses e venceu por 92 a 77. Agora o Brasil aguarda a semifinal entre Canadá e Argentina para saber o seu adversário na final.

As bolas de 3 foram decisivas para o Brasil no jogo, com 11 acertos em 27 tentativas – sendo cinco apenas no último quarto. Yago Matheus mais uma vez foi o craque do jogo, com um duplo-duplo de 25 pontos e 12 assistências. Bruno Caboclo também foi destaque com 20 pontos, seguido por Lucas Dias com um duplo-duplo de 18 pontos e 13 rebotes. Pelos Estados Unidos, Langston Galloway com 22 pontos – todo os pontos feitos no primeiro tempo – foi o cestinha

O jogo

FIBA/Divulgação

O Brasil começou com Yago, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias e Bruno Caboclo, e a seleção acabou demorando a entrar no jogo, com os Estados Unidos abrindo 8 a 2 no início do quarto. Com boa atuação de Yago, a partida chegou a ficar empatada por duas vezes, mas os estadunidenses conseguiram terminar o quarto na frente por três pontos – 23 a 20.

No segundo quarto, o Brasil começou quente com uma bola de 3 de Lucas Dias, que empatou o jogo e fez a seleção tomar a frente do placar pouco tempo depois. Após Reynan manter o Brasil na frente, a seleção acabou passando por um apagão ofensivo em alguns minutos, o que fez os Estados Unidos abrir vantagem de oito pontos – 38 a 30. O Brasil baixou a diferença para quatro pontos, mas o veterano Langston Galloway, passou a desequilibrar e fez os Estados Unidos disparar no placar, indo pro intervalo com 14 pontos de frente – 52 a 38.

No segundo o tempo, o Brasil não começou bem e a diferença subiu para 20 pontos no início do terceiro quarto. Aos poucos, a seleção foi ajustando a sua defesa e com Yago chamando a responsabilidade, com 12 pontos no quarto, a diferença foi caindo até chegar a 10 pontos no quarto final.

E no último período, em um jogo mais pegado com os Estados Unidos, a vantagem em dois dígitos estadunidense estava sendo mantida, tudo que eles queriam para tentar levar a vitória. Mas uma bola de Bruno Caboclo a seis minutos do fim, levando a diferença para cinco pontos – 75 a 70 – mudou o rumo do jogo.

Georginho deu uma linda enterrada diminuindo a diferença para três pontos e os Estados Unidos pediu tempo buscando brecar a reação brasileira, mas era vão. Caboclo e Yago converteram suas cestas e o Brasil virou o jogo. A defesa brasileira encaixou e os estadunidenses atônitos viram a seleção brasileira ser letal no ataque – foram quatro bolas de três quase em sequência enquanto os Estados unidos só fizeram dois pontos em cinco minutos – final de jogo, virada sensacional brasileira e vitória por 92 a 77.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *