Prova é uma das mais imprevisíveis do programa olímpico e terminou com o ouro sul-coreano em Milão-Cortina
Nesta quarta-feira (18) foi realizada a prova final do revezamento 3000 metros feminino da patinação de velocidade em pista curta nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Em uma prova com muitas reviravoltas, a Coreia do Sul fez uma prova limpa e aproveitou os erros dos adversários para assegurar a medalha de ouro na disputa. Itália e Canadá completaram o pódio.
A pista curta tem 111,12 metros de comprimento, e os atletas competem entre si em uma série de baterias eliminatórias, nas quais os mais rápidos avançam para a rodada seguinte e as quatro melhores disputam a final. Os Países Baixos ficaram com o ouro na disputa do Revezamento 3000 metros feminino em Pequim-2022.
Na final A deste ano, tivemos como postulantes à medalha de ouro a Coreia do Sul, o Canadá, os Países Baixos e a anfitriã Itália. Próximo à metade da prova, as neerlandesas sofreram uma queda e ficaram distantes da briga pelo bi olímpico, ficando a disputa entre canadenses e italianas.
Na reta final da prova, aproveitando erros dos adversários e fazendo uma prova limpa, as sul-coreanas apareceram na liderança na última volta e não perderam a oportunidade de vencer a disputa e conquistar a medalha de ouro com um tempo de 4:04.014. A prata ficou com a improvável Itália e o bronze foi para a equipe do Canadá.
A equipe da Coreia do Sul que conquistou a medalha de ouro é formada por Minjeong Choi, Gilli Kim, Dohee Noh, Sukhee Shim.
Na Final B, China, Japão, Estados Unidos, França. O destaque ficou para as chinesas que venceram a bateria com um tempo de 4:10.446 e ficou com a quinta colocação.










