Nadadora paulista de 21 anos bate índice para Mundial em estreia do Brasil no World Series do México

Natação paralímpica do Brasil iniciou na quinta participação na World Series

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A nadadora paulista Beatriz Flausino, 21, conquistou o índice para o Mundial de Singapura 2025 na quinta-feira, 12, na estreia do Brasil no World Series em Guadalajara, no México. A delegação brasileira conta com quatro atletas na competição, que acontece até domingo, 15.

A jovem nadou as eliminatórias da prova dos 100m peito da classe S14 (deficiência intelectual) em 1min13s89 e foi mais rápida do que o critério mínimo de 01min17s77 estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o país no Mundial da modalidade, de 21 a 27 de setembro.

A marca de Beatriz ainda valeu o novo recorde das Américas da prova ao superar os 1min14s90 da compatriotra Débora Carneiro, medalhista de prata na mesma disputa nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Apesar da obtenção dos índices, todos os atletas ainda deverão aguardar a convocação oficial do CPB nas próximas semanas para terem seu nome garantido na delegação em Singapura.

A competição é um circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). As provas no World Series são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas serão definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).

A delegação brasileira ainda conta com o carioca Thomaz Matera, nadador experiente da classe S12 (deficiência visual) campeão mundial nos 100m livre e 100m borboleta no Mundial na Cidade do México, em 2017, entre outras conquistas. O também carioca Daniel Mendes, da classe S6 (comprometimento físico-motor) e medalhista de bronze no revezamento 4x50m livre 20 pontos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, também está entre os competidores brasileiros.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *