Chan foi campeão olímpico em Pequim 2022
O medalhista de ouro olímpico Nathan Chen será introduzido no Hall da Fama da Patinação Artística dos EUA em 2026, anunciou a organização na terça-feira, reconhecendo a carreira inovadora do patinador americano em seu primeiro ano de elegibilidade.
Chen, que redefiniu a patinação artística masculina com seu domínio dos saltos quádruplos, será homenageado ao lado de seu treinador de longa data, Rafael Arutyunyan, e de Joseph Inman, um dos principais arquitetos do Sistema Internacional de Julgamento (IJS), como parte da “classe de ouro” do Hall da Fama durante as comemorações de seu 50º aniversário.
A cerimônia de introdução está marcada para 9 de janeiro, durante o Campeonato Americano de Patinação Artística em St. Louis.
Apelidado de “Rei dos Quádruplos”, Chen se tornou o primeiro patinador a executar cinco tipos diferentes de saltos quádruplos em competição e estabeleceu vários recordes durante seus 12 anos de carreira.
Natural de Salt Lake City, Chen é bicampeão olímpico (2022 nas categorias individual e por equipes), tricampeão mundial e hexacampeão nacional dos EUA. Ele também detém o recorde da maior pontuação combinada da história da patinação artística, conquistada na Final do Grand Prix de 2019.
Ele se aposentou das competições em 2022 e anunciou em agosto que não defenderia seus títulos olímpicos no ano seguinte.
Chen, que se formou na Universidade de Yale em 2024, é o primeiro homem asiático-americano a conquistar títulos olímpicos, mundiais e nacionais na patinação artística e integra o Comitê Consultivo de Atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City-Utah 2034.











