Naturais de Floripa, Nicolas Falcão e Yndiara Asp voam para a final do Park em Curitiba

Amigos da capital catarinense têm melhor desempenho nas suas respectivas semifinais no Complexo Esportivo do Tarumã

Foto: Julio Detefon / STU
Foto: Julio Detefon / STU

Yndiara Asp tem 25 anos e já representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nicolas Falcão tem apenas 16 anos e é um dos raros talentos da nova geração do skate. A relação entre eles é de muita amizade, naturais da mesma Florianópolis (SC). Neste sábado (26/07), na pista da modalidade Park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, foram os dois que voaram mais alto para a final do STU National de Curitiba (PR).

A emoção e o sangue frio tomaram conta de Nicolas na semifinal. Nas duas primeiras voltas, duas quedas – o que nem é comum num skate seguro que é sua marca. Mas ainda havia uma última chance numa bateria já muito disputada, com Augusto Akio já com a nota 87,00, Pietro Nunes com 86,17 e Pedro Vita com 83,90. Era o apagar das luzes. Não restava outra opção a não ser acertar. Não só cravou como fez a melhor nota da semifinal, um 89,17.

“Estou muito feliz de ter acertado. E ficou tudo para a última volta, não era o que eu estava esperando. Mas quando entrei ali, já fui com o pensamento de que iria acertar. Tive que ter muita cabeça fria porque, querendo ou não, estava um pouco nervoso e sob uma pressão natural. Deu certo. Para a final de amanhã, tenho umas duas manobras a mais para colocar”, disse Nicolas, que terá muitas tentativas a mais, já que na final são duas sessões de 20 minutos, em que os skatistas conseguem dar umas oito voltas cada um.

Já Yndiara Asp também superou a casa dos 80 pontos, ganhando dos juízes a nota 82,26. Ela admite ser apaixonada pela pista de Curitiba, que é um dos centros de treinamento da seleção brasileira. Segundo ela, tão boa quanto a pista do Abraão, na sua Floripa. Ela teve a oportunidade de já conhecê-la na sua inauguração, em 2023. E foi paixão à primeira vista: “Amei ela logo de cara”. Foi fácil perceber o porquê nas suas apresentações deste sábado.

“Agora quero vir mais aqui treinar sempre que puder. Eu estava ansiosa por competir em Curitiba. Gosto muito de fazer minhas linhas nessa pista. O meu rolê se encaixa bem nela. O STU chegou pela primeira vez aqui e creio que é para ficar. Estávamos todos devendo um grande campeonato aqui, onde a cena do skate sempre foi muito forte. Como todos perceberam, o público veio em cheio prestigiar o evento, um ambiente lindo. É muito legal poder vivenciar esse momento e deixar uma marca”, declarou.

O STU National de Curitiba tem patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios de Red Bull, Heineken 00, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Petrobras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding, e tem como parceiros especiais a Sanepar e a Outdoor Mídia, com apoio de Drop Dead, ABPSK (Associação Brasileira de Paraskate) e FSP (Federação de Skate do Paraná). A apresentação institucional é do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

SEMIFINAL – PARK MASCULINO
(os 6 classificados para a final)

BATERIA 1
1º – Rafael Tomé – 86,63 (classificado)
2º – Mateus Guerreiro – 86,17 (classificado)
3º – Gustavo Picaski – 85,39
4º – Kalani Konig – machucou

BATERIA 2
1º – Miguel Leal – 88,51 (classificado)
2º – Gui Khury – 86,77 (classificado)
3º – Pedro Carvalho – 86,22
4º – Bernardo Fraga – 83,24

BATERIA 3
1º – Nicolas Falcão – 89,17 (classificado)
2º – Augusto Akio – 87,00 (classificado)
3º – Pietro Nunes – 86,17
4º – Pedro Vita – 83,90

SEMIFINAL – PARK FEMININO
(as 6 classificadas para a final)

BATERIA 1
1ª – Fernanda Galdino – 74,96 (classificada)
2ª – Flavia Haraguchi – 72,08 (classificada)
3ª – Letícia Gonçalves – 67,18
4ª – Isadora Pacheco – 66,14

BATERIA 2
1ª – Helena Laurino – 82,09 (classificada)
2ª – Sofia Godoy – 75,00 (classificada)
3ª – Marina Lima – 73,50
4ª – Victoria Bassi – 68,64

BATERIA 3
1ª – Yndiara Asp – 82,26 (classificada)
2ª – Lua Vicente – 71,56 (classificada)
3ª – Alice Nassi – 70,93
4ª – Fernanda Tonissi – 68,83

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *