As duas entidades se juntaram para fazer um liga que pode rivalizar ou até esvaziar a Euroleague
NBA e FIBA lançaram um nota conjunta nesta segunda (22) reafirmando os planos de fazer uma Liga ‘Pan-europeia’ de basquete. As duas organizações afirmaram que em janeiro a liga terá avanços significativos.
A Liga deverá ter vagas permanentes e quatro vagas que virão via Champions League de Basquete ou em um torneio classificatório no fim da temporada. A liga, ainda sem nome definido, também alinharia seu calendário com os calendários das ligas nacionais e das seleções, permitindo que os jogadores representassem seus clubes e seleções durante todo o ano.
A ideia da NBA e da FIBA é enfraquecer a Euroleague, principal liga europeia de basquete e considerada a mais importante do mundo, perdendo apenas para a NBA. Rumores da imprensa internacional afirmam que clubes de futebol que tem equipes de basquete e disputam a liga europeia, como Barcelona, Real Madrid, Galatasaray, Fenerbahce e Bayern de Munique já foram sondados a migrar para a nova liga. Cidades sem tradição no basquete como Londres podem ter uma equipe na liga também.
NBA e FIBA vão investir apoio financeiro e recursos para o desenvolvimento contínuo do ecossistema do basquete na Europa, incluindo ligas nacionais, academias de clubes e os programas existentes da NBA e da FIBA para desenvolver jogadores, treinadores e árbitros promissores em todos os níveis do esporte.
“Avançar com este projeto conjunto NBA-FIBA é uma ótima notícia para a comunidade europeia do basquetebol”, afirmou o Secretário-Geral da FIBA, Andreas Zagklis. “O formato da liga respeita os princípios do modelo desportivo europeu, oferecendo a qualquer clube ambicioso do continente um caminho justo para o topo. O projeto foi concebido de forma a melhorar a sustentabilidade de todo o ecossistema europeu do basquetebol, incluindo jogadores, clubes, ligas e federações nacionais, gerando um efeito multiplicador que beneficiará fortemente os fãs de basquetebol em toda a Europa.”
“Nossas conversas com diversas partes interessadas na Europa reforçaram nossa crença de que existe uma enorme oportunidade em torno da criação de uma nova liga no continente”, disse o comissário da NBA, Adam Silver. “Juntamente com a FIBA, esperamos dialogar com clubes e grupos de investidores que compartilhem nossa visão sobre o potencial do basquete na Europa.”











