NBA e FIBA anunciam conversas com clubes e investidores da nova liga ‘pan-europeia’ de basquete pra janeiro

As duas entidades se juntaram para fazer um liga que pode rivalizar ou até esvaziar a Euroleague

Divulgação/X
Divulgação/X

NBA e FIBA lançaram um nota conjunta nesta segunda (22) reafirmando os planos de fazer uma Liga ‘Pan-europeia’ de basquete. As duas organizações afirmaram que em janeiro a liga terá avanços significativos.

A Liga deverá ter vagas permanentes e quatro vagas que virão via Champions League de Basquete ou em um torneio classificatório no fim da temporada. A liga, ainda sem nome definido, também alinharia seu calendário com os calendários das ligas nacionais e das seleções, permitindo que os jogadores representassem seus clubes e seleções durante todo o ano.

A ideia da NBA e da FIBA é enfraquecer a Euroleague, principal liga europeia de basquete e considerada a mais importante do mundo, perdendo apenas para a NBA. Rumores da imprensa internacional afirmam que clubes de futebol que tem equipes de basquete e disputam a liga europeia, como Barcelona, Real Madrid, Galatasaray, Fenerbahce e Bayern de Munique já foram sondados a migrar para a nova liga. Cidades sem tradição no basquete como Londres podem ter uma equipe na liga também.

NBA e FIBA vão investir apoio financeiro e recursos para o desenvolvimento contínuo do ecossistema do basquete na Europa, incluindo ligas nacionais, academias de clubes e os programas existentes da NBA e da FIBA ​​para desenvolver jogadores, treinadores e árbitros promissores em todos os níveis do esporte.

“Avançar com este projeto conjunto NBA-FIBA é uma ótima notícia para a comunidade europeia do basquetebol”, afirmou o Secretário-Geral da FIBA, Andreas Zagklis. “O formato da liga respeita os princípios do modelo desportivo europeu, oferecendo a qualquer clube ambicioso do continente um caminho justo para o topo. O projeto foi concebido de forma a melhorar a sustentabilidade de todo o ecossistema europeu do basquetebol, incluindo jogadores, clubes, ligas e federações nacionais, gerando um efeito multiplicador que beneficiará fortemente os fãs de basquetebol em toda a Europa.”

“Nossas conversas com diversas partes interessadas na Europa reforçaram nossa crença de que existe uma enorme oportunidade em torno da criação de uma nova liga no continente”, disse o comissário da NBA, Adam Silver. “Juntamente com a FIBA, esperamos dialogar com clubes e grupos de investidores que compartilhem nossa visão sobre o potencial do basquete na Europa.”

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *