Nicole Silveira, no Skeleton, e equipe liderada por Edson Bindilatti, no Bobsled, vão representar o Brasil nas Olimpíadas a partir do dia 6 de fevereiro
Nicole Silveira, no Skeleton, e equipe liderada por Edson Bindilatti, no Bobsled, vão representar o Brasil nas Olimpíadas a partir do dia 6 de fevereiro

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo anunciou nesta quarta-feira os convocados para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina, que serão disputados entre os dias 6 e 22 de fevereiro, na Itália. Nicole Silveira, do Skeleton, e Edson Bindilatti, do Bobsled, já estavam garantidos. Para as outras quatro vagas da equipe do experiente atleta, que vai para sua sexta participação olímpica, foram confirmados Davidson de Souza, o Boka; Luís Bacca, Rafael Souza e Gustavo
Ferreira.
Nesta temporada, Nicole Silveira se firmou como uma das grandes atletas de Skeleton da atualidade. A gaúcha, quarta colocada no último Mundial, vai para sua segunda participação olímpica. Na Copa do Mundo, somou um bronze na etapa de St. Moritz e terminou em nono lugar na classificação geral.
“Estou muito feliz com a convocação para os Jogos Olímpicos de 2026, que estão chegando agora. Sinceramente, é um orgulho e uma honra poder estar representando o osso país em um palco tão alto assim mais uma vez. E pode crer que vou chegar o mais forte possível. Não vejo a hora de poder experienciar tudo o que há para experienciar, competir forte e vestir o verde e amarelo da melhor forma possível”, disse Nicole.
Aos 46 anos, Edson Bindilatti vai para sua sexta edição dos Jogos Olímpicos. Antes, já havia representado o Brasil em Salt Lake City 2002, Turim 2006, Sochi 2014, PyeongChang 2018 e Pequim 2022. Agora, chega ainda mais motivado para sua despedida em palco olímpico.
“Estou qualificado para minha sexta participação olímpica, em Milano-Cortina. Vamos fazer acontecer, fazer barulho e botar fogo nesse gelo”, disse o piloto de 2-Man e 4-Man. Ao lado de Bindilatti, o Brasil terá uma equipe renovada. Davidson de Souza, o Boka, foi reserva nos Jogos de Sochi, em 2014, aos 21 anos. Depois de alguns anos no Canadá, voltou a vestir as cores do Brasil nesta temporada.
Luís Bacca começou no esporte no atletismo, onde chegou a ser campeão brasileiro sub-23 no salto triplo. Participou da corrida olímpica para Pequim 2022, mas agora viverá sua primeira edição nos Jogos. Rafael, por sua vez, é remanescente da última edição dos Jogos, além de ter sido reserva em 2018. Gustavo, que esteve perto de conquistar uma segunda vaga olímpica para um trenó brasileiro, vai para sua primeira Olimpíada.
Nesta temporada, o trenó de Edson Bindilatti foi o 21º melhor do mundo, enquanto a equipe de Gustavo Ferreira não se classificou aos Jogos ao encerrar a corrida olímpica na 37ª posição. Os trenós vão se juntar para a disputa em Milão-Cortina, juntando a experiência de Bindilatti com os melhores nomes nos dois quartetos do bobsled brasileiro.
Todos os atletas classificados da equipe já se encontram na Europa. Os convocados terão suas últimas semanas de preparação antes dos Jogos de Milano-Cortina.
