Finlândia marca primeiro gol do torneio, enquanto Noruega derrotou as anfitriãs de virada
A Noruega estragou a festa da Suíça nesta quarta (2) no primeiro dia da Eurocopa feminina ao derrotar as anfitriãs de virada por 2 a 1 na partida realizada no St.Jakob Park, na Basileia. Mais cedo, a Finlândia derrotou a Islândia por 1 a 0. Os times fazem parte do grupo A da competição.
A Suíça era melhor no jogo, chutando inclusive uma bola no travessão e a superioridade foi premiada aos 27 do primeiro tempo, quando Riesen aproveitou sobra de bola após disputa na área e chutou no canto. A bola ainda tocou na trave e andou rente a linha até tocar a rede para abrir 1 a 0 no placar.
Só que a festa das suíças parou aos 8 do segundo tempo após cobrança de escanteio na pequena área e Hegerberg subiu mais que todo mundo para empatar a partida. Quatro minutos depois, Stierli foi tentar afastar cruzamento norueguês na área e de carrinho, jogou contra o próprio patrimônio e assim, a Noruega virou para 2 a 1.
Com 23, Reuteler abriu o braço na área em cobrança de escanteio e acabou cometendo pênalti para a Noruega. Na cobrança, Hegerberg bateu pra fora. No lance seguinte, Riesen foi derrubada na área e o pênalti mudou de lado, mas a arbitragem pegou impedimento no lance e a penalidade foi anulada. Aos 42, a Noruega quase marcou o terceiro com Terland tocando por cima da goleira, mas a bola acabou indo pra fora.
Embora tenha sido o primeiro jogo, Finlândia x Islândia não foi o jogo que recebeu a cerimônia de abertura da Euro, que ficou para o jogo da anfitriã. Após primeiro tempo sem grandes emoções, Katarina Kosola fez o primeiro gol da competição aos 24 do segundo tempo, ao receber na entrada da área e bater colocado no ângulo para deixar o placar em 1 a 0 para as finlandesas.
Esse foi o primeiro triunfo da Finlândia em Eurocopas desde 2009, quando haviam vencido os Países Baixos. Desde então, eram oito jogos sem vencer na competição continental.
A Eurocopa segue amanhã com transmissão da Cazé TV. Às 13h, a Bélgica joga contra a Itália e às 16h, a atual campeã mundial Espanha enfrenta Portugal.
