Núbia de Oliveira foi a única brasileira entre as cinco primeiras colocadas
Nubia de Oliveira teve boa atuação na Women’s Half Marathon, prova de rua exclusiva para mulheres disputada em São Paulo neste domingo (30). Núbia quase conseguiu o bicampeonato, já que foi a campeã da Meia Maratona em 2024, mas bateu na trave ficando em segundo lugar, sendo a única brasileira entre as cinco primeiras colocadas.
Nubia completou a distância com o tempo de 1h14m11s e foi ao pódio entre as quenianas Mercy Chebwogen (1h13m54s) e Emily Chebet (1h15m10s). Segundo os organizadores, as três primeiras colocadas correram abaixo do recorde da prova.
De 23 anos, Núbia é baiana e treina com Antônio Ferreira Bonfim Filho. Seus resultados e participações em competições internacionais tem sido um exemplo para as crianças e jovens do povoado em que vive, em Jaguarari, onde está a Escola de Atletismo Flamengo (trabalha com a modalidade no sertão baiano).
O segundo lugar coroa a boa temporada da corredora, já que ela venceu os 5000 e 10000 metros no Troféu Brasil, além de vencer o brasileiro de Cross Country.
A Women’s Half Marathon é uma prova que o Permit nº 38/2025 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Selo Label da World Athletics. A corrida teve 8 mil mulheres correndo, 29% a mais em relação ao ano passado.












