ONG em São Paulo atinge a marca de mais de 5 mil alunos beneficiados em 2025

Instituto CADES usa o esporte como agente transformador na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ano de 2025 do Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES) chega ao fim com uma excelente notícia. Ao todo, mais de 5 mil alunos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, foram beneficiados por ao menos um dos projetos realizados pela instituição, localizada na cidade de São Paulo.

O número exato de 5398 pessoas atendidas representa mais de mil alunos em relação à quantidade de pessoas atendidas em 2024 e 29% a mais do que a meta estabelecida para 2025. Presidente do Instituto CADES, Ana Cristina Amaro celebra o trabalho realizado pela ONG durante o ano e explica que a marca representa o compromisso de todos os profissionais preocupados com o bem estar físico, mental e social dos alunos:

“A temporada de 2025 não poderia ter sido melhor. Começamos o ano com um objetivo e agora estamos extremamente orgulhosos de anunciar que conseguimos ir além do planejado. Semana após semana, nossos profissionais deixam suas casas com a missão de usar o esporte para oferecer uma oportunidade de vida melhor para milhares de jovens, e os resultados que estamos colhendo provam que estamos no caminho certo”, afirma a presidente do CADES.

Entre os projetos, o programa de maior adesão foi o Rede de Proteção Social, no qual é oferecido o atendimento individual, com intervenções e rodas de conversa com o intuito de quebrar o silêncio em torno da saúde mental e fomentar a cultura da escuta sem julgamentos. Foram mais de 1200 pessoas envolvidas em prol da melhor compreensão da saúde mental e suas consequências durante o ano.

Um grande desafio dentro do CADES, por ser o único programa que oferece atendimento para além do público infantil, a Rede de Proteção Social ajuda na identificação de alunos em maior situação de vulnerabilidade para que sejam encaminhados para os órgãos de saúde, assistenciais, psicólogos e outros profissionais e instituições.

Promovendo a prática do esporte como agente transformador, o projeto Miniatletismo na Educação Infantil atendeu 780 crianças ao longo de 2025. O programa estimula o trabalho psicomotor no desenvolvimento de crianças de quatro a seis anos, aprimorando a capacidade física e aumentando o repertório motor, com atividades estruturadas com base nos movimentos básicos como correr, saltar, marchar, lançar e arremessar. Uma verdadeira porta de entrada para a iniciação no esporte e desenvolvimento motor.

Com mais de 600 crianças beneficiadas, o Pré-Atletismo na Educação Inclusiva também está entre os destaques deste ano. O projeto, que atende crianças típicas e atípicas, foi inaugurado em 2025 e traz luz a uma alternativa que visa o desenvolvimento de crianças neurodivergentes por meio de aulas de pré-atletismo, de forma adaptada para promoção de inclusão. Se os pais encontram dificuldades para conseguir colocar seus filhos nas escolas, o programa do CADES caminha na contramão das adversidades, promovendo um espaço receptivo e estimulante para todos.

Além dos projetos já mencionados, completam a lista de 2025 o ELAS no Futebol, Escola de Tênis para Meninas, Esportes de Raquete para Meninas, Jagun Esportes nas Comunidades, Pré-Atletismo Infantil, Tênis para Todos Paraisópolis e, mais recentemente, o Vôlei para Todos, que estreou em setembro deste ano.

Vale ressaltar, inclusive, que o ELAS no Futebol foi reconhecido, na última quarta-feira (10), com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – 8ª Edição, no Grupo Temático Crianças e Adolescentes. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o selo foi concedido a 121 iniciativas, incluindo a do Instituto CADES.

No total, são 10 programas diferentes realizados pelo CADES, mais a prestação de serviço ao SESC Pinheiros com uma oficina de confecção de raquetes. Exceção feita a este último e ao Rede de Proteção Social, todos os outros projetos contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e de diversos patrocinadores que colaboram diretamente para o desenvolvimento social do país.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *