Estádio será inaugurado em janeiro
As dimensões da arena de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 foram defendidas pelos organizadores dos Jogos e pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) nesta segunda-feira, após relatos de que ela seria menor do que o padrão utilizado nas arenas da NHL.
O debate sobre as dimensões é a mais recente polêmica envolvendo a Arena Santagiulia, em Milão, depois que atrasos na construção significam que os eventos-teste só serão realizados entre 9 e 11 de janeiro, menos de um mês antes da abertura dos Jogos.
O site esportivo The Athletic noticiou na semana passada que o tamanho da pista de hóquei no gelo havia gerado preocupações com a segurança, já que jogadores de elite da NHL retornam às Olimpíadas pela primeira vez desde 2014.
Segundo o The Athletic, a IIHF aprovou uma superfície de 60 metros por 26 metros em Milão, que é mais de um metro menor do que os 61 metros exigidos pela NHL.
A superfície é ligeiramente mais larga do que as especificações da NHL, mas a preocupação é que isso não seja suficiente para compensar a pista mais curta em um esporte onde colisões em alta velocidade são frequentes.
“Embora essas dimensões difiram ligeiramente de uma pista típica da NHL, elas estão de acordo com os regulamentos da IIHF, correspondem ao tamanho da pista usada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e são totalmente compatíveis com as dimensões exigidas pela NHL como parte das especificações da arena para os jogos da Global Series”, afirmou a federação em um comunicado divulgado pela Fundação Milano Cortina.
O progresso na construção da arena de Santagiulia tornou-se o principal obstáculo na preparação para as Olimpíadas, que serão co-organizadas por Milão e pela estância alpina de Cortina d’Ampezzo, de 6 a 22 de fevereiro.
A arena será inaugurada em janeiro, quando sediará as semifinais do Campeonato Italiano de Hóquei no Gelo (IHL) Série A e a Copa da Itália de 2025/2026.










