Equipe japonesa fez partida impecável e bateu os brasileiros em 3 sets a 0
Teve início na manhã desta terça-feira (16), o Mundial de Clubes Masculino de vôlei 2025. A partida de abertura envolveu o atual campeão da competição, Sada Cruzeiro, contra o Osaka, do Japão, atual vice-campeão asiático. Os japoneses impuseram um ritmo forte de jogo e aproveitaram os erros dos brasileiros para fechar a partida em 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-18 e 25-19.
O Brasil recebe o Mundial de Clubes pela 10ª vez e pela primeira vez no Norte do país, em Belém. A edição de 2025 começou nesta terça -feira, dia 16, com final marcada para o próximo domingo, 21. A disputa conta com oito clubes, sendo quatro campeões continentais (Cruzeiro, Perugia, Osaka e Asswehly), três vices (Praia Clube, Zawierce e Al Rayyan) e a equipe responsável por sediar a competição (Campinas), divididas em dois grupos de quatro.
O jogo de hoje envolveu o atual campeão sul-americano, o brasileiro Sada Cruzeiro, contra o vice-campeão asiático, o Osaka, que conta com alguns destaques mundiais em sua equipe como o bi-campeão olímpico Brizard, levantador da seleção francesa e o cubano López. Os japoneses foram superiores em toda partida e não tiveram a vitória ameaçada em nenhum momento.
O Jogo!
A partida começou equilibrada, com as equipes chegando empatadas ao 7º ponto do primeiro set. A partir daí, o saque do Osaka encaixou e o Sada Cruzeiro parou de pontuar, permitindo que os japoneses pudessem abrir vantagem na parcial e fechou a parcial em 25-14 após bola rápida de meio. Destaque para o levantador francês Brizard e sua distribuição de jogo.
O Osaka seguiu melhor no início do segundo set e abriu 10-7. O técnico Filipe Ferraz trocou Oppenkoski por William Doardo e passou a jogar com três ponteiros. A alteração fez efeito contrário e os japoneses voltaram a abrir grande vantagem, chegando a seis pontos de frente. O Sada Cruzeiro ainda buscou a reação, mas o Osaka fechou o set em 25-18 sem dificuldades.
No terceiro set, o técnico do Sada Cruzeiro trocou os centrais Otávio por Cledenilson, com o Osaka abrindo vantagem novamente no início da parcial em 6-2. Outro destaque deste jogo foi o ponteiro Tomita, que emplacou sequência de pontos e foi fundamental em mais uma vitória tranquila dos japoneses na parcial, fechando em 25-14 e a partida em 3 sets a 0.
O destaque ficou para a velocidade na distribuição de jogo do levantador Brizard, bi-campeão olímpico, que não deu chances para o bloqueio cruzeirense. O maior pontuador da partida foi o japonês Tomita, com 19 pontos anotados. Pelo Sada Cruzeiro, o principal pontuador foi Douglas com apenas 7 pontos.
Outros dois brasileiros jogam logo mais pelo Grupo A do Mundial. Às 17h, o Praia Clube encara o Al-Rayyan, do Catar, enquanto o Vôlei Renata joga contra os poloneses do Zawierce às 20h30.










