Ouro e Bronze! Brasil sobe duas vezes no pódio no primeiro dia do Mundial Júnior de judô

Nicole Marques conquistou o ouro na categoria até 52kg e Gyovanna Andrade foi bronze na disputa da categoria até 57kg.

Nicole Marques no pódio com a medalha de ouro
Foto: Reprodução IJF

A delegação brasileira iniciou neste domingo (05), em Lima, capital do Peru, a disputa do Campeonato Mundial Júnior, a principal competição da temporada para atletas sub-21 e responsável por revelar jovens talentos da modalidade. Logo no primeiro dia de disputas o Brasil conquistou uma medalha de ouro com Nicole Marques e um bronze com Gyovanna Andrade.

O Brasil chegou para a disputa em Lima com 19 representantes. O evento terá disputas ao longo de quatro dias de combates, com um total de 463 judocas e 65 países confirmados, incluindo competições individuais e por equipe mista.

Neste domingo, no início das disputas, o Brasil conquistou um ouro com Nicole Marques na categoria até 52kg. Ela estreou contra a austríaca Carina Klaus-Sternwieser e na sequencia superou a cazaque Nurailym Sarsenbek. Com mais uma vitória sobre a espanhola Monica Martinez, Nicole se colocou no bloco final de disputas.

Na semifinal, a adversária da brasileira foi a indiana Chanu Leishangthem com judoca do Brasil sobressaindo mais uma vez. A disputa pela medalha de ouro da categoria até 52kg teve a brasileira em combate contra a venezuelana Leomaris Ruiz e contou com nova vitória de Nicole, assegurando o lugar mais alto do pódio.

Na disputa da categoria até 57kg, o Brasil chegou em duas semifinais, mas levou apenas uma medalha de bronze. Gyovanna Andrade encarou na abertura do bloco final a japonesa Mio Shirakane que acabou superando a brasileira e foi para a disputa do ouro, enquanto Gyovanna foi para a disputa pelo terceiro lugar.

No combate pelo bronze, a brasileira venceu Jevgenija Gajic, da Eslovênia, e conquistou a medalha de bronze. Bianca Reis também fez boa competição e foi semifinalista, no entanto, derrotas seguidas para a cazaque Dana Abdirova e para a japonesa Asuka Ueno deixaram Bianca fora do pódio.

Ainda no feminino, Mariana Nunes (-48kg) venceu a búlgara Sofia Rangelova mas foi derrotada na sequência pela tuca Zilan Ertem ficando fora da disputa por medalhas.

No masculino, Lucas Takaki (-60kg) estreou vencendo o canadense Vincent Nepton, no entanto, foi superado no combate seguinte pelo saudita Abdulrahman Alsaiari e se despediu da competição.  

O Brasil também esteve próxima de uma medalha com Bruno Nóbrega, na categoria até 66kg, que foi repescado para o bloco final e venceu o seu primeiro combate, contra o uzbeque Dilshodbek, se colocando na disputa pelo bronze. Na luta que valia um lugar no pódio, o brasileiro acabou superado eplo japonês Shuntaro Fukuchi e ficou sem a medalha.

Confira abaixo a programação completa e os primeiros confrontos dos brasileiros no Mundial Júnior 2025:

Dia 06/10 — Ana Feitosa, Eduarda Bastos, Maria Oliveira, Enzo Trombini e Luan Almeida

No feminino, Ana Feitosa (-63kg) estreia contra a mexicana Maria Cruz, na segunda rodada; Eduarda Bastos (-63kg) aguarda a vencedora do confronto entre Amelia Ptasinska (POL) e Catherine Toshkov (CAN), na segunda rodada; e Maria Oliveira (-70kg) espera o resultado de Aleksandra Andric (SRB) x Taibanganbi Chanu Khaidem (IND), também na segunda rodada.

Já no masculino, Luan Almeida (-81kg) luta contra o grego Marios Kapsouros, na primeira rodada, e Enzo Trombini (-81kg) espera seu adversário do confronto Faith Munoz (PER) x Dusan Grahovac (SRB).

Preliminares — 11h / Bloco Final — 20h

Dia 07/10 — Dandara Camillo, Ana Soares, Jesse Barbosa, João Segatelle, Gustavo Milano, Andrey Coelho e Gabriel Santos

No feminino, Dandara Camillo (-78kg) enfrenta a canadense Emily Harris, na primeira rodada, e Ana Soares (+78kg) a francesa Celia Cancan, na segunda rodada.

No masculino, Jesse Barbosa (-90kg) tem pela frente Daniiar Melisov, do Quirguistão; João Segatelle (-90kg) enfrenta Arman Bilalkhanov, do Cazaquistão; Gustavo Milano luta contra (-100kg) Samuel Corzo, da Venezuela; Andrey Coelho estreia contra (+100kg) Kevin Nzuzi Diasivi, da França; e Gabriel Santos (+100kg) contra Darius Dobre, da Romênia. Todos os confrontos são pela primeira rodada.

Preliminares — 11h / Bloco Final — 20h

Dia 08/10 — Equipe Mista

Para a competição por equipes mistas, que encerra o Mundial Júnior, o Brasil inscreveu os atletas Bianca Reis (-57kg), Gyovanna Andrade (-57kg), Maria Oliveira (-70kg), Eduarda Bastos (-70kg), Dandara Camillo (+70kg) e Ana Soares (+70kg), no feminino, e Bruno Nóbrega (-73kg), Claiton Faria (-73kg), Jesse Barbosa (-90kg), João Segatelle (-90kg), Andrey Coelho (+90kg) e Gabriel Santos (+90kg), no masculino.

A equipe estreia direto nas quartas de final, e terá como adversário o vencedor do confronto Alemanha x Cuba.

Preliminares — 12h30 / Finais — 20h

As transmissões ao vivo você pode acompanhar na Judô TV

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *