Liderados por Jens van ‘T Wout, neerlandeses abriram vantagem nas duas últimas voltas e asseguraram a vitória com tranquilidade
A sexta-feira (20) marcou a disputa final da prova do revezamento masculino 5000m da patinação de velocidade em pista curta dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A prova disputada em aproximadamente 45 voltas terminou com a medalha de ouro para os Países Baixos, a prata para a Coreia do Sul e o bronze para a anfitriã Itália.
A pista curta tem 111,12 metros de comprimento, e os atletas competem entre si em uma série de baterias eliminatórias, nas quais os mais rápidos avançam para a rodada seguinte e as quatro melhores disputam a final.
As equipes se cuidaram para evitar os choques durante toda a prova e ficaram distantes do recorde olímpico. Quem levou a melhor foi a equipe dos Países Baixos, que fecharam a final com o tempo de 6:51.84, quase vinte segundos distante do recorde.
O time neerlandês vencedor foi composto por Teun Boer Friso Emons e os irmão Melle e Jens van ‘T Wout. A medalha de prata ficou com a Coreia do Sul e o bronze foi para a anfitriã destes Jogos, a Itália. O Canadá decepcionou e saiu sem medalha na prova.










