Para quem ficaram as medalhas da Rússia conquistadas em Tóquio nas Olimpíadas de Paris?

Descubra os países que mais herdaram as medalhas russas em Tóquio nos Jogos de Paris.

Athletes of the Russian Olympic Committee attend a welcoming ceremony after returning from the Tokyo 2020 Olympic Games on Red Square in Moscow, Russia August 9, 2021.  REUTERS/Evgenia Novozhenina
Athletes of the Russian Olympic Committee attend a welcoming ceremony after returning from the Tokyo 2020 Olympic Games on Red Square in Moscow, Russia August 9, 2021. REUTERS/Evgenia Novozhenina

Desde o encerramento de Paris-2024, muitos começaram a se perguntar: quem ganhou as medalhas nas modalidades e provas em que os russos conquistaram em Tóquio-2020? Pois bem, viemos trazer com detalhes os maiores beneficiados pela ausência da Rússia nos Jogos de Paris. Em primeiro lugar, precisamos relembrar que nas Olimpíadas de Tóquio, a Rússia não pôde usar bandeira e hino, e nem o seu nome, os atletas russos foram denominados como ROC (Comitê Olímpico Russo) pelo escândalo de dopping. Apesar dessas restrições, a nata dos atletas russos competiram e tiveram boa participação, ocupando a quinta colocação no quadro geral de medalhas com 20 ouros, 28 pratas e 23 bronzes, totalizando 71 medalhas.

Já em Paris, a imensa maioria dos atletas russos foram impedidos de participar pela questão da Guerra entre Rússia e Ucrânia. Apenas alguns poucos competidores em provas individuais foram liberados a participar dos Jogos de 2024 sob a bandeira AIN (Atletas Neutros Individuais) e tinham que seguir alguns critérios, como: não apoiar ativamente a guerra e nem ter sido contratados como militares ou agentes de segurança. Vale lembrar que os atletas de Belarus – 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes em Tóquio – também foram impedidos de participar e entraram como AIN, juntamente com os coirmãos russos. Os AIN, entre russos e bielorrussos, conquistaram em Paris 4 medalhas, 1 de ouro e 3 de prata.

Os esportes em que os russos mais conquistaram medalhas em Tóquio-2020, foram em esportes que sempre foram muito tradicionais no país. Os recordistas de medalhas foram: Ginástica Artística (8 no total e 2 de ouro) e Ginástica Rítmica (2 pratas); Wrestling, com um incrível número de 4 ouros e 8 ao todo; a Esgrima com 8 medalhas no total, sendo 3 de ouro; o Tiro Esportivo com 8 medalhas, sendo 2 de ouro; e o Boxe com um total de 6, sendo 1 de ouro. 

Somente neste recorte, os maiores beneficiados, foram:

  • Ginástica Artística e Rítmica: Estados Unidos com 1 ouro e 1 bronze, e a China com 1 prata e 2 bronzes;
  • Wrestling: Irã com 1 ouro e 1 bronze, além de Uzbequistão, Bahrein e Japão com 1 ouro cada;
  • Esgrima: Estados Unidos e França com 1 ouro e 1 prata cada;
  • Tiro Esportivo: Coreia do Sul com 2 ouros;
  • Boxe: Uzbequistão com 1 ouro.

Outra curiosidade foi que a Ucrânia, país que está sendo atacado pelas forças militares russas conseguiu herdar algumas dessas medalhas, sendo 2 de ouro (Salto em Altura feminino e Esgrima – sabre feminino por equipes) e 1 de prata no Tiro Esportivo, categoria rifle de pequeno calibre 3 posições 50m masculino.

Falando em medalhas de ouro, 13 países foram contemplados, com China, Estados Unidos, Ucrânia, Irã, Coreia do Sul, Japão e Uzbequistão com 2 cada, e Hungria, Itália, Japão, Tunísia, República Tcheca, Bahrein e França com 1 cada. Os donos da casa, aliás, conseguiram 4 medalhas totais, além do ouro, foram 2 pratas e 1 bronze.

Se tratando em termos proporcionais ao que tinha ganhado com a Rússia presente em modalidades fortes dos russos e na edição de Paris sem eles, dá para dizer que o grande beneficiado foi o Uzbequistão, onde conquistou dois ouros, sendo um no Boxe e um no Wrestling, além de dois bronzes conquistados no Judô, totalizando 4 medalhas.

Fica constatado que ao menos nesse quadro, a China conseguiu vencer os Estados Unidos. Ambos ficaram empatados em ouros, sendo o diferencial nas pratas, o que deu uma diferença de duas medalhas no total a favor dos chineses.

Além dos países mostrados no quadro de medalhas, e dos já citados anteriormente, aparecem Espanha com 2 medalhas de prata, Romênia com 1 de prata e 2 de bronze, Cazaquistão, Israel e Alemanha com 1 de prata e 1 de bronze, além do Canadá com 2 de bronze. Um detalhe é que nos esportes de luta, como Boxe, Judô, Wrestling e Taekwondo, são distribuídas duas medalhas de bronze e na comparação de quem ganharam as medalhas de bronze da Rússia em Tóquio-2020 foram colocados os dois países que as conquistaram. 

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *