Parada das Nações – Armênia

A Armênia vai pra sua 9ª participação.

Armênia
Armênia

Sigla: ARM

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994

Maior medalhista olímpico:  –

Ex-república soviética, a Armênia é um caso raro de país que estreou em uma olimpíada de inverno antes de uma de verão. A primeira participação armênia no inverno se deu em Lillehammer 1994, enquanto a de verão só ocorreu dois anos depois, em Atlanta. Curiosamente, em 1994, a Armênia tinha uma delegação de dois atletas de bobsled, os quais nunca haviam estado na Armênia antes. Joe Almasian/Ken Topalian, estadunidenses de nascimento, mas com parentes armênios, ficaram em 33º lugar e foi a única vez que o país foi representado neste esporte.

PARADA DAS NAÇÕES – ARGENTINA

(Para ver outros países clique aqui:)

Anos depois, em Nagano 1998, Arsen Harutyunyan obteve o 27º lugar no esqui alpino, a melhor colocação da Armênia na modalidade até hoje. Na mesma olimpíada, Armen Rafayelyan ficou em 19º no esqui estilo livre. Estes eram os melhores resultados armênios até  2022, quando na dança no gelo, disciplina da patinação artística, Tina Garabedian/Simon Proulx-Sénécal conquistaram o 18º lugar. A maior delegação da nação foi composta por nove atletas, em Salt Lake City 2002.

ESPORTES

Patinação artística: Após um hiato de dezesseis anos sem ter um representante na modalidade, a patinação artística armênia voltou em 2022 conquistando o melhor resultado do país, um 18º lugar com Tina Garabedian/Simon Proulx-Sénécal na dança no gelo.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *