A Armênia vai pra sua 9ª participação.
Sigla: ARM
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994
Maior medalhista olímpico: –
Ex-república soviética, a Armênia é um caso raro de país que estreou em uma olimpíada de inverno antes de uma de verão. A primeira participação armênia no inverno se deu em Lillehammer 1994, enquanto a de verão só ocorreu dois anos depois, em Atlanta. Curiosamente, em 1994, a Armênia tinha uma delegação de dois atletas de bobsled, os quais nunca haviam estado na Armênia antes. Joe Almasian/Ken Topalian, estadunidenses de nascimento, mas com parentes armênios, ficaram em 33º lugar e foi a única vez que o país foi representado neste esporte.
(Para ver outros países clique aqui:)
Anos depois, em Nagano 1998, Arsen Harutyunyan obteve o 27º lugar no esqui alpino, a melhor colocação da Armênia na modalidade até hoje. Na mesma olimpíada, Armen Rafayelyan ficou em 19º no esqui estilo livre. Estes eram os melhores resultados armênios até 2022, quando na dança no gelo, disciplina da patinação artística, Tina Garabedian/Simon Proulx-Sénécal conquistaram o 18º lugar. A maior delegação da nação foi composta por nove atletas, em Salt Lake City 2002.
ESPORTES
Patinação artística: Após um hiato de dezesseis anos sem ter um representante na modalidade, a patinação artística armênia voltou em 2022 conquistando o melhor resultado do país, um 18º lugar com Tina Garabedian/Simon Proulx-Sénécal na dança no gelo.











