Parada das Nações – Austrália

A Austrália vai pra sua 21ª participação.

Austrália
Austrália

Sigla: AUS

Medalhas na história: Ouro: 6 | Prata: 7 | Bronze: 6 | Total: 19 – (25º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 1 | Prata: 2 | Bronze: 1 | Total: 4 – (18º)

Primeira Participação olímpica – Garmisch-Partenkirchen 1936

Maior medalhista olímpico: Dale Begg-Smith e Torah Bright (1 ouro e 1 prata cada)

A Austrália é o país do hemisfério sul mais condecorado nos jogos de inverno, com dezenove medalhas, sendo seis de ouro. Além da Austrália, apenas a Nova Zelândia tem pódios no inverno sendo do hemisfério sul. A primeira participação australiana foi em 1936, em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. Na ocasião, o patinador de velocidade Kenneth Kennedy foi o único representante do país, conseguindo um 29º lugar entre 36 atletas como seu melhor resultado.

PARADA DAS NAÇÕES – ARMÊNIA

(Para ver outros países clique aqui:)

Engana-se quem pensa que a Austrália não tem certa tradição em esportes gelados. O único esporte ao qual a Austrália nunca enviou competidores foi o salto em esqui – em 1992, o país participou do curling enquanto este era um evento de demonstração. A primeira medalha australiana foi obtida em 1994, com o bronze no revezamento masculino de 5.000 m. da patinação de velocidade em pista curta. Desde então, a Austrália sempre conquista pelo menos uma medalha por edição, tendo candidatos ao pódio em todas as edições. O primeiro ouro foi obtido por Steven Bradbury em Salt Lake City 2002 nos 1.000 m. masculino em pista curta. Dois dias depois, outro ouro, desta vez conquistado por Alisa Camplin no aerials feminino do esqui estilo livre.

Dois atletas estão empatados como maiores medalhistas com um ouro e uma prata cada. Dale Begg-Smith foi campeão no moguls masculino, evento do esqui estilo livre, em Turim 2006, e foi prata na mesma prova em Vancouver 2010. Já Torah Bright conquistou o ouro no halfpipe feminino, disciplina do snowboard, em Vancouver 2010, e prata na mesma prova em Sochi 2014.

A maior potência australiana é o esqui estilo livre, responsável por nove medalhas da nação, sendo quatro de ouro. Em segundo lugar, o snowboard já trouxe seis pódios, sendo um dourado. Patinação de velocidade em pista curta, skeleton e esqui alpino completam o rol de esportes condecorados. A Austrália é um exemplo a ser seguido de como com investimento, mesmo um país sem as condições ideais para o esporte de inverno pode ser competitivo.

ESPORTES

Esqui estilo livre: Esporte responsável por quase metade das medalhas australianas. A ilha-nação sempre levou representantes nesta modalidade e, desde 2002, sai com pelo menos uma medalha da olimpíada. No quadro geral da modalidade, os australianos estão em 5º lugar.

Snowboard: Desde a estreia da modalidade em 1998, a Austrália sempre levou atletas para este esporte, aumentando o contingente nos últimos anos. De todas as disciplinas, o halfpipe é o de maior sucesso. No quadro geral do snowboard, a Austrália aparece em 10º lugar.

Bobsled: Em anos recentes, a Austrália tem se tornado presença constante em eventos de bobsled, com destaque para o naipe feminino. Entretanto, ainda não conseguiu converter essa presença em medalha.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *