Parada das Nações – China

A China vai pra sua 13ª participação.

China

Sigla: CHN

Medalhas na história: Ouro: 22 | Prata: 32 | Bronze: 23 | Total: 77 – (16º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 9 | Prata: 4 | Bronze: 2 | Total: 15 – (4º)

Primeira Participação olímpica – Lake Placid 1980

Maior medalhista olímpico: Wang Meng (4 ouros, 1 prata e 1 bronze)

A história da China em jogos olímpicos de inverno começou tardiamente, apenas em Lake Placid 1980, mas logo se tornaria vitoriosa, sobretudo na patinação. As primeiras medalhas vieram em Albertville 1992 com duas pratas de Ye Qiaobo na patinação de velocidade feminina (500 m. e 1.000 m.) e outra prata para Li Yan, na pista curta (500 m.). No mesmo ano, a patinação artística conseguiu um 6º lugar e, no quadro geral de medalhas, o país foi 15º. Em todos os jogos que se seguiram, a China levou medalhas para casa.

PARADA DAS NAÇÕES – CHILE

(Para ver outros países clique aqui:)

O primeiro ouro – e o segundo – foram conquistados dez anos depois, em Salt Lake City 2002 por Yang Yang nos 500 m. e nos 1.000 m. da patinação de velocidade em pista curta feminina. Naquele ano, a China ganhou dois ouros, duas pratas e três bronzes nesta modalidade, despontando como potência. Em Turim 2006, Wang Meng obteve três medalhas na pista curta, uma de cada cor. Quatro anos depois, em Vancouver 2010, ela viria a ganhar três ouros, tornando-se até hoje a atleta chinesa mais condecorada nos jogos de inverno. Seu desempenho extraordinário ajudou a China a ficar em 7º no quadro geral.

Mas a China conseguiria alçar vôos ainda mais altos, adquirindo um certo protagonismo no esqui estilo livre em Pequim 2022, edição que sediou e classificou 176 atletas, sua maior delegação. Somente na modalidade foram quatro ouros e duas pratas, sendo metade dessas medalhas conquistadas por Eileen Gu (seu nome chinês é Gu Ailing), uma estadunidense de mãe chinesa. Sua decisão de defender a China foi polêmica e atraiu a atenção internacional. Eileen, que atualmente possui 22 anos, é uma sensação do esporte e no futuro pode ultrapassar Wang Meng como atleta mais condecorada chinesa em olimpíadas de inverno. No ano em que sediou o megaevento, a China foi a 4ª colocada no ranking geral, atrás de Noruega, Alemanha e Estados Unidos, respectivamente.

ESPORTES

Patinação de velocidade em pista curta: Das 22 medalhas de ouro que a China possui em olimpíadas de inverno, 12 vieram deste esporte, que também já rendeu 16 pratas e 9 bronzes para os chineses. No quadro geral da modalidade, a China está atrás apenas da Coreia do Sul, que possui 26 ouros.

Esqui estilo livre: Na última olimpíada, a modalidade concedeu quatro ouros e duas pratas para a China, que já é o quarto país mais condecorado no esporte e têm atletas promissores, como a sensação Eileen Gu.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *