A China vai pra sua 13ª participação.
Sigla: CHN
Medalhas na história: Ouro: 22 | Prata: 32 | Bronze: 23 | Total: 77 – (16º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 9 | Prata: 4 | Bronze: 2 | Total: 15 – (4º)
Primeira Participação olímpica – Lake Placid 1980
Maior medalhista olímpico: Wang Meng (4 ouros, 1 prata e 1 bronze)
A história da China em jogos olímpicos de inverno começou tardiamente, apenas em Lake Placid 1980, mas logo se tornaria vitoriosa, sobretudo na patinação. As primeiras medalhas vieram em Albertville 1992 com duas pratas de Ye Qiaobo na patinação de velocidade feminina (500 m. e 1.000 m.) e outra prata para Li Yan, na pista curta (500 m.). No mesmo ano, a patinação artística conseguiu um 6º lugar e, no quadro geral de medalhas, o país foi 15º. Em todos os jogos que se seguiram, a China levou medalhas para casa.
(Para ver outros países clique aqui:)
O primeiro ouro – e o segundo – foram conquistados dez anos depois, em Salt Lake City 2002 por Yang Yang nos 500 m. e nos 1.000 m. da patinação de velocidade em pista curta feminina. Naquele ano, a China ganhou dois ouros, duas pratas e três bronzes nesta modalidade, despontando como potência. Em Turim 2006, Wang Meng obteve três medalhas na pista curta, uma de cada cor. Quatro anos depois, em Vancouver 2010, ela viria a ganhar três ouros, tornando-se até hoje a atleta chinesa mais condecorada nos jogos de inverno. Seu desempenho extraordinário ajudou a China a ficar em 7º no quadro geral.
Mas a China conseguiria alçar vôos ainda mais altos, adquirindo um certo protagonismo no esqui estilo livre em Pequim 2022, edição que sediou e classificou 176 atletas, sua maior delegação. Somente na modalidade foram quatro ouros e duas pratas, sendo metade dessas medalhas conquistadas por Eileen Gu (seu nome chinês é Gu Ailing), uma estadunidense de mãe chinesa. Sua decisão de defender a China foi polêmica e atraiu a atenção internacional. Eileen, que atualmente possui 22 anos, é uma sensação do esporte e no futuro pode ultrapassar Wang Meng como atleta mais condecorada chinesa em olimpíadas de inverno. No ano em que sediou o megaevento, a China foi a 4ª colocada no ranking geral, atrás de Noruega, Alemanha e Estados Unidos, respectivamente.
ESPORTES
Patinação de velocidade em pista curta: Das 22 medalhas de ouro que a China possui em olimpíadas de inverno, 12 vieram deste esporte, que também já rendeu 16 pratas e 9 bronzes para os chineses. No quadro geral da modalidade, a China está atrás apenas da Coreia do Sul, que possui 26 ouros.
Esqui estilo livre: Na última olimpíada, a modalidade concedeu quatro ouros e duas pratas para a China, que já é o quarto país mais condecorado no esporte e têm atletas promissores, como a sensação Eileen Gu.










