Parada das Nações – Coreia do Sul

A Coreia do Sul vai pra sua 20ª participação.

Coreia do Sul

Sigla: KOR

Medalhas na história: Ouro: 33 | Prata: 30 | Bronze: 16 | Total: 79 – (15º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 2 | Prata: 5 | Bronze: 2 | Total: 9 – (14º)

Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1948

Maior medalhista olímpico: Chun Lee-kyung (4 ouros e 1 bronze)

A estreia da Coreia do Sul ocorreu em St. Moritz 1948 com a participação de três atletas na patinação de velocidade, com resultados modestos. A Coreia do Sul só voltaria a participar oito anos depois, em Cortina d’Ampezzo 1956, em razão da Guerra da Coreia. As mulheres estrearam quatro anos mais tarde.

PARADA DAS NAÇÕES – COREIA DO NORTE

(Para ver outros países clique aqui:)

Os resultados sul-coreanos sempre foram modestos até o final da década de 80, tendo o patinador de velocidade Bae Ki-tae os dois únicos resultados dentro do top-10 até Calgary 1988. Neste ano, no entanto, a Coreia do Sul deu uma prova do que estava por vir. Participando como esporte de demonstração, a patinação de velocidade em pista curta levou seis atletas sul-coreanos, dos quais, dois ficaram em 1º lugar, nos 1.500 m. e 3.000 m. masculinos.

A partir de Albertville 1992, a patinação em pista curta entra de vez como esporte oficial e junto dela a Coreia do Sul demonstrou seu domínio já na primeira edição, com dois ouros e um bronze. O país também conquistou uma prata na patinação de velocidade e terminou aquela edição em 10º lugar no quadro geral. 

A maior medalhista de inverno sul-coreana é a patinadora de pista curta Chun Lee-kyung, bicampeã nos 1.000 m. feminino e no revezamento feminino de 3.000 m. em Lillehammer 1994 e em Nagano 1998, totalizando quatro ouros, e bronze nos 500 m. feminino em Nagano. Ela é considerada uma das melhores de todos os tempos. No entanto, o patinador de pista curta Ahn Hyun-soo ganhou três ouros e um bronze em Turim 2006 representando a Coreia do Sul e três ouros e um bronze em Sochi 2014 representando a Rússia com o nome de Viktor An.

A melhor participação contando posições no quadro de medalhas ocorreu em Vancouver 2010, quando os sul-coreanos ficaram com o 5º lugar geral, atrás apenas de Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Noruega, respectivamente. Em número de medalhas, entretanto, a melhor participação sul-coreana foi em Pyeongchang 2018, aproveitando-se da condição de anfitrião e conquistando ao todo 17 medalhas. Curiosamente foi a única vez que os sul-coreanos ganharam medalhas em esportes que não eram de patinação: skeleton, bobsled, curling e snowboard.

ESPORTES

Patinação de velocidade em pista curta: A Coreia do Sul domina amplamente o esporte e lidera o quadro da modalidade com 26 ouros, 16 pratas e 11 bronzes, mais do que o dobro da principal rival, a China, que possui 12 ouros. Desde que o esporte estreou oficialmente, em 1992, os sul-coreanos ganham no mínimo dois ouros por edição.

Patinação de velocidade: O esporte já rendeu 20 medalhas ao todo para os sul-coreanos, cinco dessas de ouro.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *